- Por Bianca Bludeni

O que é nutrição capilar e como fazer em casa

Conheça o tratamento que devolve os nutrientes perdidos para dar fim ao frizz e ressecamento.

Fazer nutrição capilar regularmente é essencial para ter um cabelo saudável e bonito. Afinal, quem não quer ter fios macios, com a vitalidade e força renovados e sem frizz?

Tudo isso é possível porque a nutrição capilar faz a reposição de lipídeos, os responsáveis pela proteção da fibra quando o cabelo está  desnutrido e quebradiço, opaco e sem brilho, desalinhado e sem balanço e com frizz e poroso. E o mais importante: ela é fundamental para reter a hidratação dentro da estrutura do fio de maneira mais eficiente.

A nutrição pode ser feita uma vez por semana, ou conforme a necessidade específica de cada cabelo, e seus resultados são perceptíveis imediatamente após o processo. Mais intensa que a hidratação, porém menos profunda que a reconstrução, esse tratamento além de ajudar a conservar a hidratação, repara os danos mais superficiais do fio enquanto fornece “alimento” para que o cabelo fique saudável e deslumbrante.

Os benefícios da nutrição capilar

Cabelo macio e com brilho: a nutrição capilar reforça a barreira de proteção formada pela oleosidade natural produzida no couro cabeludo e forma um filme sobre os fios que deixa o toque sedoso, facilita o desembaraçar e realça a luminosidade

Menos frizz e volume controlado: por conta desse filme protetor, as cutículas que recobrem os fios ficam alinhadas umas com as outras e seladas, o que impede a formação daquele arrepiado terrível, que vem acompanhado daquele visual indisciplinado e volumoso

Hidratação duradoura: a água natural do cabelo fica no interior dos fios, em lugar chamado córtex capilar. As cutículas funcionam como uma barreira que impede que Quando as cutículas não estão seladas, toda essa hidratação é perdida porque elas

Fim das pontas duplas e ressecadas: os lipídeos presentes na nutrição capilar são ricos em ácidos graxos, fonte importantíssima de antioxidantes para o cabelo. Os antioxidantes protegem de todas as agressões que causam o enfraquecimento a fibra capilar, inclusive as pontas duplas

Agora que você viu a importância dessa linda, aprenda como fazer a nutrição capilar em casa.

1 – Passe o shampoo somente na raiz. Ele irá limpar suavemente e tratar os cabelos sem danificá-los. Massageie o couro cabeludo com os dedos, nunca com as unhas. Enxágue bem.

2 – Remova o excesso de água com uma toalha.

3 – Separe o cabelo em 4 mechas ou mais.

4 – Aplique a máscara de nutrição do comprimento às pontas e evite a raiz.

5 – Enluve mecha a mecha.

6 – Deixe agir conforme o tempo indicado pelo produto escolhido. Normalmente, ele varia de 3 a 10 minutos.

7 – Não se esqueça de condicionar o comprimento e pontas dos fios! O condicionador é importante para fechar as cutículas que o shampoo abriu para que os nutrientes da máscara penetrarem, por isso deve ser o terceiro passo. Enxágue.

Ah, é legal destacar que a hidratação, nutrição e reconstrução possuem funções e finalidades diferentes, são para necessidades distintas do cabelo, mas quando unidas em um cronograma capilar personalizado trazem o melhor resultado possível!