Visual natural: dá para remover procedimentos estéticos?

Repensando seu preenchimento ou micropigmentação? Conversamos com uma médica para entender como remover procedimentos estéticos.

Compartilhar:

Se você tem repensado sua relação com os procedimentos estéticos ultimamente, seja para buscar um visual mais natural ou por questões de saúde, uma boa notícia: é possível a absorção ou remoção, de maneira segura. Conversamos com a dermatologista Patricia Nakahodo, para entender mais sobre a tendência:

Micropigmentação

Tendência que com certeza você já se deparou no Instagram ou nas clínicas de estética, a micropigmentação é um dos procedimentos estéticos para delinear ou reforçar uma região – as mais comuns, são a micropigmentação de sobrancelhas e a micropigmentação labial. 

Micropigmentação nos lábios e nas sobrancelhas

Viveu os anos 90 e perdeu o desenho original da sobrancelha? Talvez você já tenha recorrido à técnica ou à maquiagem. Mas, se o que você deseja é voltar a um resultado natural, saiba que a remoção dos procedimentos – tanto a micropigmentação de sobrancelhas, quanto a micropigmentação labial – podem ser feitas em consultório, com um dermatologista. A médica Patrícia Nakahodo, conta que os lasers são os responsáveis pela retirada do pigmento. 

Ela explica quanto tempo após o procedimento está liberada a retirada: “pode ser feita assim que o local da tatuagem ou micropigmentação estiver cicatrizado e desinflamado”. Para o pós, é preciso tomar cuidado com a pele sensibilizada da área, para evitar manchas e lesões. “Após cada sessão, orientamos evitar o sol, esfregar o local e usar uma pomada calmante”.

Botox

Como já te contamos, o Botox é a aplicação da toxina botulínica: uma neurotoxina capaz de congelar a região injetada. Especialmente com os movimentos pro-age ou ageless, a relação com as marcas do tempo vem mudando e, cada vez mais, o envelhecimento tem sido encarado como o que é: um processo natural. 

Se você faz parte do time que optou pela retirada da toxina, aqui vão algumas informações: segundo a SBD, os primeiros efeitos do Botox podem ser vistos a partir de 72h e duram aproximadamente de 4-6 meses, dependendo dos hábitos e metabolismo de cada um. A reversão deve ser feita durante o período de ativação – entre 24h ou até 15 dias depois da aplicação – sempre conversando com o seu médico de confiança.

Preenchimento

Também já contamos que o preenchimento é feito em consultório, geralmente com ácido hialurônico, pelo baixo risco de alergias. Ele consegue trazer volume para áreas menores ou profundas, como olhos e lábios.

Preenchimento labial

Similar ao movimento do Botox, o preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos herança da década passada, misturada ao boom do Instagram e dos filtros. O procedimento, tanto de aplicação, quanto de remoção, são seguros e possíveis.

Se você busca voltar ao resultado natural, o método é feito com um antídoto injetável em consultório chamado hialuronidase, que age em 24h e dissolve o ácido hialurônico.

Tatuagem

Fez a tão sonhada tatuagem, mas não ficou exatamente como queria? Depois da fase de cicatrização, Patrícia conta que é possível – assim como retirar a micropigmentação – remover tatuagens, sempre em conversa com seu dermatologista.

“Aqui na clínica utilizamos o laser de picossegundos para micropigmentação e tatuagens. O que pode variar aqui, é o número de sessões, pois as tatuagens costumam ter mais pigmentos e, às vezes, atingem  camadas mais profundas do que a micropigmentação”.

- Por Isabelle Guedes