Limpar a pele: cuidado essencial

Confira o que realmente acontece quando você deixa de limpar a pele

Vamos combinar: apesar de a gente saber que é essencial remover a maquiagem antes de dormir, às vezes ainda vai para debaixo das cobertas maquiada. Ver uma mancha de delineador ou de base na fronha do travesseiro de manhã é irritante. Mas pular o mais importante passo da sua rotina de cuidados com a pele pode ser mais – você não vai gostar do que encontrará quando olhar no espelho, e os malefícios não são apenas estéticos.

E se?

“O que acontece quando você não lava o rosto depende muito da condição de sua pele — oleosa, seca, mista — e do tipo de produtos que aplicou no rosto”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo. Isso porque, se você tiver pele oleosa e parar completamente de lavar o rosto, poderá sentir um aumento dramático de espinhas e de oleosidade. Já se tiver a pele seca, vai achar que ela continua a parecer mais seca e sem brilho.

Porque limpar

Limpar o rosto remove maquiagem, óleo, sujeira e outros detritos. Mesmo que você não use maquiagem, a pele do seu rosto entra em contato com resíduos de outros produtos para a pele, como hidratante e protetor solar, além de poluentes, micróbios, sujeira e outros detritos, sem mencionar óleos e suor. E células mortas da pele.

Resultado: pele sem viço

Sem limpeza, é esse acúmulo na pele que pode levar a problemas de textura e pouca luminosidade, especialmente porque impede que sua pele se renove durante a noite. Se isso não for suficiente para você vencer a preguiça e lavar o rosto, esse acúmulo pode, ainda, entupir os poros, resultando em pele seca e irritada, e até acne, aumentando o risco de infecção.

Efeito bola de neve

Não limpar a pele também faz com que nenhum dos produtos que você aplica na pele tenham resultado porque não são capazes de penetrar a camada de impurezas.

Mas não precisa exagerar

A lavagem excessiva é uma das principais causas da pele seca e irritada, especialmente durante os meses de inverno. Pele seca, por exemplo, pede produtos mais suaves para manter e restaurar os óleos naturais da pele, que são necessários para manter a hidratação e prevenir a irritação. Em tempo: se morar em uma grande cidade vai precisar limpar a pele duas vezes por dia – e não mais que isso.

 

Sempre limpa
Uma seleção de produtos para remover toda a maquiagem

Lenço Demaquilante L’Oréal Paris
https://www.belezanaweb.com.br/loreal-paris-dermo-expertise-lenco-micelar-5-em-1-lenco-demaquilante-25-unidades?q=leno

Bálsamo Demaquilante theBalm
https://www.belezanaweb.com.br/the-balm-balms-away-balsamo-demaquilante-64g?q=demaquilante

Água Micelar Bioderma
https://www.belezanaweb.com.br/bioderma-sensibio-h2o-agua-micelar-100ml?q=água%20micelar