Hidratante para pele oleosa: veja como escolher o seu

Hidratação é um passo básico da rotina de beleza, inclusive no caso da pele oleosa. Vem descobrir o motivo.

Quem tem pele oleosa também precisa de hidratação. Manter a pele bem hidratada ajuda, inclusive, a controlar a aparência brilhante que incomoda, principalmente nos dias mais quentes. “Todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e acneicas , necessitam de hidratação. A diferença está nos veículos do produto para cada tipo de pele, e nos ativos contidos na fórmula”, diz a dermatologista Carla Vidal.

Vamos ajudar você a escolher o melhor hidratante para pele oleosa e já vamos começar com uma boa notícia: como este é o tipo de pele mais comum no Brasil, são várias as opções disponíveis no mercado.

Primeiro passo: identificando a pele oleosa

Antes de escolher um hidratante, é preciso entender se a sua realmente se enquadra nessa categoria. Além disso, é sempre importante ter o acompanhamento de um dermatologista para se certificar de que você está fazendo tudo certo.

Confira as principais características e descubra se sua pele é realmente do tipo oleosa:

  • superfície espessa;
  • poros dilatados;
  • tendência à acne;
  • aparência brilhante;
  • a maquiagem dura pouco no rosto;
  • normalmente vem acompanhada de couro cabeludo oleoso.

Escolhendo o hidratante para pele oleosa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, é hora de aprender a escolher o hidratante para pele oleosa ideal. A hidratação é essencial pois devolve a água para a pele, garantindo que todos os seus processos metabólicos corram bem, o que previne desde rugas e marcas de expressão até alergias. Tem mais: pele oleosa não hidratada produz ainda mais oleosidade por causa do efeito rebote. É como se o corpo entendesse que a região está seca e mandasse as glândulas sebáceas produzirem mais óleo.

“O melhor hidratante para pele oleosa é com base oil-free, creme gel e gel”, fala Carla. Isso porque a sua pele precisa de hidratação – e não de óleo. Fórmulas em gel, sérum ou loção, de textura mais leve e fluida mantém os poros da pele oleosa desobstruídos.

Procure por indicações como “oil-free” (sem óleo na composição), “não comedogênico” (que não obstrui os poros), “efeito mate” (que vai manter o rosto sequinho) ou mesmo “toque seco”. Estas são excelentes características que podem estar nas embalagens dos cosméticos para pele oleosa; função anti-acne, se fizer sentido para o seu caso. Normalmente, esse tipo de produto conta com ativos que ajudam a tratar as espinhas no dia a dia.

- Por Karina Hollo