- Por Monique Abrantes

Guia do Shampoo

Aprenda a lavar o cabelo do jeito certo e, assim, fazer maior proveito do seu shampoo

 

Usar o shampoo corretamente é o primeiro passo de cuidado com os fios. A lavagem não garante só a limpeza como é fundamental para o aproveitamento total das demais etapas de tratamento.

O shampoo contém tensoativos, ou seja, agentes de limpeza com carga negativa que removem a oleosidade, a poluição e resíduos de cosméticos dos fios. Em linhas gerais, com pH mais alto que os condicionadores e máscaras, entre 5,0 e 6,0, ele abre as cutículas e possibilita a entrada dos nutrientes dos tratamentos.

Cada tipo de cabelo exige uma frequência de lavagem: enquanto os mais oleosos precisam ser lavados todos os dias, os cacheados e crespos devem ser higienizados, no máximo, a cada 2 dias para não ficarem ressecados.

Confira o passo a passo que a Beleza na Web fez para você aprender a lavar o cabelo com shampoo profissional.

1 – Molhe bem o cabelo

Antes de distribuir o shampoo, molhe bem o cabelo com água morna a fria e deixe-a escorrer pelos fios durante alguns segundos. Enquanto isso, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Esse é o primeiro passo de limpeza para a remoção das impurezas mais grosseiras.

2 – Aplique o shampoo

A quantidade de shampoo varia de acordo com o comprimento do cabelo. Mas, em média, é:

– 1 colher de chá para cabelos curtos;
– ½ colher de sopa para cabelos médios;
– 1 colher de sopa para cabelos longos e com volume.

Com o cabelo bem molhado, coloque a quantidade indicada na palma das mãos e espalhe uma na outra. Em seguida, distribua o produto em 4 partes da cabeça: no topo, nas laterais esquerda e direita e na nuca. Use a ponta dos dedos para massagear o couro cabeludo com movimento circulares para ativar a circulação sanguínea. Essa etapa dura, aproximadamente, de 2 a 3 minutos. Enxágue bem em seguida.

Se você tem o hábito de lavar o cabelo todos os dias, uma única lavagem já é o suficiente. Mas se o seu cabelo é oleoso, você usa finalizadores diariamente ou o tempo entre uma lavagem e outra seja superior a 2 dias, é necessária uma lavagem dupla, já que a primeira não é suficiente para remover completamente os resquícios de finalizadores, poluição e oleosidade acumulados. Nesse caso, repita a lavagem da mesma forma. Dessa vez, o shampoo fará uma espuma cremosa e mais abundante. Após massagear o couro cabeludo, puxe a espuma para o comprimento e pontas com as mãos de forma suave e sem esfregar os fios para que eles não embaracem.

3 – Enxágue

Não tenha pressa na hora de enxaguar o cabelo. Esse último passo é essencial para a saúde e vitalidade dos fios, além de ajudar a eliminar as impurezas que estão na espuma. Deixe a água escorrer por eles enquanto seus dedos massageiam o couro cabeludo.

O próximo passo é a aplicação do condicionador para desembaraçar e dar maciez e brilho ao cabelo. Confira o nosso Guia de Condicionador para aprender a ter resultados de salão em casa.