Shampoo antirresíduos: para que serve, como usar e mais

Seus fios estão precisando de uma limpeza profunda? A dermatologista Luciana Passoni tira todas as suas dúvidas sobre shampoo antirresíduos!

Compartilhar:

Tem gente que ama, tem gente que prefere passar longe, mas uma coisa é certa: todo mundo já ouviu falar dele. O shampoo de limpeza profunda, ou shampoo antirresíduos, pode ser um aliado para ter fios saudáveis em alguns casos. A seguir, quem esclarece todas as usas dúvidas sobre esse produto, como seus benefícios e como usar, é a expert e dermatologista Luciana Passoni:

Shampoo antirresíduos: para que serve?

Dra. Luciana explica que esse shampoo é um produto desenvolvido exclusivamente para realizar uma limpeza intensa em toda a estrutura capilar: couro cabeludo, raízes e fios. Isso garante que todos os resíduos de produtos, de poluição ou o excesso de oleosidade sejam eliminados.

“É um produto desenvolvido com ingredientes capazes de fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, ele conta com um pH mais alcalino, que promove a abertura das cutículas do cabelo. Para garantir melhores resultados, ele deve ser usado dentro de um cronograma capilar pré-estabelecido por um profissional”, diz.

Um bom shampoo antirresíduos tem…

Você deve estar se perguntando: qual é a diferença desse tipo de shampoo para um convencional? Segundo a dermatologista, o grande diferencial do antirresíduos é a sua fórmula com ação detergente mais potente, que remove as impurezas que se acumulam no couro cabeludo e nos fios de cabelo.

Como usar shampoo de limpeza profunda

O shampoo de limpeza profunda é indicado para todos os tipos de cabelo, mas é preciso usá-lo com cuidado e seguindo as orientações dos especialistas, como orienta a dermatologista.

“Esse shampoo pode remover até mesmo a oleosidade natural, o manto hidrolípidico, que é uma proteção e deve ser preservado para manter a microbiota do couro cabeludo e também não correr o risco dos fios ficarem opacos e sem brilho”, afirma Dra. Luciana.

Além disso, seu uso excessivo pode causar ressecamento, deixando o cabelo paco e sem maleabilidade. Veja qual é a frequência indicada para usar o shampoo antirresíduos de acordo com o seu tipo de cabelo:

  • Cabelos equilibrados: uma vez por semana
  • Cabelos oleosos: de uma a duas vezes por semana
  • Cabelos secos: quinzenalmente ou mensalmente

Já quando a aplicação desse tipo de shampoo, é a mesma dos demais: basta aplicá-lo no couro cabeludo, massagear suavemente com as pontas dos dedos e enxaguar.

“Uma boa dica para garantir maciez aos fios após essa limpeza profunda é apostar em um condicionador de consistência mais leve e em uma máscara de hidratação ou nutrição. Na dúvida, procure sempre um profissional apto e de confiança para que ele possa indicar os melhores produtos para você”, finaliza a expert.

- Por Tatiana Serebrinsky