Como usar protetor solar em bastão?
Com dicas de uma dermatologista, aprenda o jeito certo de aplicar o protetor solar em bastão e todos os seus benefícios para a pele
23/09/2025
O protetor solar em bastão, também conhecido como stick, está conquistando a rotina de beleza e cuidado de muita gente.
Com a popularidade em alta, é natural que surjam dúvidas: será que ele realmente protege tanto quanto o protetor líquido?
Para responder a essa e outras perguntas, conversamos com a dermatologista Denise Lage, que desvendou todos os segredos dessa versão inovadora.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
Qual a vantagem do protetor solar em bastão?
A grande sacada do protetor solar em bastão é sua forma sólida, que o torna compacto e super fácil de transportar para qualquer lugar.
Mas, ao contrário do que se pensa, a sua eficácia não tem nada a ver com a textura. A proteção de verdade vem dos ingredientes ativos, que devem ser de amplo espectro para proteger a pele dos raios UVA e UVB.
Por ter uma base mais cerosa, o bastão se destaca pela sua resistência à água e ao suor, sendo o aliado perfeito para quem pratica esportes ou vive na correria.
@sallve você sabe como aplicar o protetor solar em bastão do jeito certo? 🤔 vem que a @amandaapoxa te ensina! aproveita que tem cupom: TIKTOK10 e já garante 10% OFF nas suas compras acima de R$149 #sallve #sallveskincare
1. Praticidade
O maior charme do protetor em bastão é, sem dúvida, a praticidade.
De acordo com a dermatologista, a principal vantagem do produto é exatamente essa: “Você não suja as mãos e tem maior facilidade para aplicar, principalmente próximo aos olhos. Esse tipo de protetor também é ótimo para quem pratica esportes, pois não escorre”, afirma Dra. Denise.
O formato pequeno e leve faz com que ele caiba em qualquer bolsa, garantindo que a proteção esteja sempre à mão.
2. Proteção em áreas menores
O bastão oferece uma aplicação precisa, ideal para áreas que costumamos esquecer, como orelhas, nariz, lábios e a delicada área ao redor dos olhos.
As versões com cor, segundo a dermatologista, dão “proteção extra contra a luz visível”, um benefício extra para quem tem melasma ou manchas.
Ele permite aplicar uma camada mais intensa e direcionada, funcionando até como uma base leve para uniformizar o tom da pele.
3. Ótimo para oleosidade
Se você tem pele oleosa, talvez se pergunte se o bastão vai deixar a pele com mais brilho. A boa notícia é que a indústria cosmética já pensou nisso!
Hoje, existem opções com fórmulas livres de óleo e não comedogênicas, que não entopem os poros e ajudam a controlar a oleosidade.
Ingredientes como a Sílica e a Niacinamida garantem um toque seco e um acabamento matificado, mostrando que o protetor em bastão pode ser um grande parceiro da sua pele mista ou oleosa.
Como aplicar seu protetor solar em bastão?
Para que a proteção seja 100% eficaz, a forma de aplicar faz toda a diferença. A dermatologista Denise Lage ensina uma técnica simples e infalível:
“Focamos em uma região do rosto e aplicamos como faixas. Você faz movimentos de ida e volta na região a ser protegida. Onde houver manchas, repita esse movimento mais uma vez, resultando em quatro camadas”, explica.
Para ter certeza de que o produto está bem espalhado e a proteção é uniforme, vale a pena dar leves batidinhas com os dedos, um pincel ou uma esponjinha, especialmente nas bordas do rosto.
Dra. Denise ainda recomenda usar o bastão como um reforço depois do protetor solar em loção: “O produto em loção espalha melhor, com ele a gente garante que o rosto inteiro seja coberto, e depois complementamos a proteção com o uso do protetor em bastão”, conta.
Como reaplicar protetor solar em bastão?
A regra de ouro da proteção solar é a reaplicação. A cada duas horas, ou sempre que houver exposição solar intensa, é fundamental reaplicar o produto.
A portabilidade do bastão torna essa tarefa muito mais fácil, permitindo que você mantenha a pele protegida o dia todo, até por cima da maquiagem.

A cartela de cores de protetores solares em bastão da Sallve, traz 8 tons, que vão dos mais claros aos mais escuros
