- Por Karina Hollo

Como ter pele saudável sempre

Não importa a sua idade: ter uma pele saudável é importante pra todo mundo! Aqui, a gente te mostra como estar sempre com a pele linda

Você já deve ter ouvido falar que lábios, mãos, pescoço e colo entregam quantos anos tem uma mulher, né? Não importa qual for a sua idade, ter a aparência da pele bonito é bom pra todo mundo – e nem é pra tentar disfarçar nada não, viu!? É por motivos de saúde mesmo. Vem saber tudo:

Área de risco

A pele dos lábios e a do pescoço são mais finas e, por isso, apresentam sinais de envelhecimento precoce. O ponto fraco do colo é o sol. Como é uma das áreas que mais recebe radiação durante a vida, costuma apresentar manchas, vasinhos e vincos, sem falar que também é fina. O mesmo acontece com as mãos, que apesar de possuírem uma pele resistente, estão muito sujeitas à exposição solar e a produtos químicos como detergentes, o que acelera o processo de envelhecimento.

Sensibilidade extra

Lábios, pescoço e colo têm peles bem finas e sensíveis. Já a pele das mãos é a mesma do restante do corpo, apenas tratada, na maioria das vezes, com menos atenção.

Fino trato

Para a pele dos lábios, invista em batons que contenham em sua fórmula hidratante e filtro solar. Outra dica é recorrer a produtos à base de manteiga de cacau, karité e óleos minerais para combater a descamação.

Proteção turbinada

Pescoço e colo são naturalmente mais oleosos, mas tendem a sofrer com flacidez, rugas e linhas finas. Por isso, merecem atenção. Para cuidar da região do colo, se não quer que ele denuncie sua idade, trate de usar protetor solar desde cedo. Para evitar as manchas e o envelhecimento precoce nessas áreas, utilize protetor solar diariamente, mesmo quando não for ficar diretamente exposta aos raios solares. E dê preferência aos produtos que contenham em sua fórmula vitaminas A, D e E e cremes com ação antioxidante, que diminuem os efeitos dos raios UV e preservam a elastina e o colágeno que a pele precisa para se manter firme por mais tempo.

Tudo em cima

Outras boas apostas para a pele do colo e pescoço são ingredientes anti-flacidez, como raffermine, zinco, vitamina C, ômegas, licopeno, picnogenol, silício orgânico, selênio, extrato de romã, de uva e camélia sinensis, que estimulam a elasticidade da região.

Aperto de mão macio

Para a higiene das mãos, opte por sabonetes suaves, que não contenham antissépticos fortes ou irritantes e, de preferência, que contenham componentes hidratantes. Quando for escolher seu creme hidratante, prefira os que tragam ureia, ceramidas, silicone, vitamina E, silício lipossolúvel, dimeticona, lactato de amônio, alantoína e manteigas como a de karité e manga. O filtro solar também é indispensável.