- Por Natália Petroni

Como ter pele perfeita sem maquiagem

A gente pode até amar se produzir, mas tem coisa melhor do que pode sair de casa, linda, de cara lavada? A gente ensina como!

Não há melhor cosmético ou tratamento de beleza do que se sentir bem consigo mesma — não importa o que digam ou o que a moda dita, não é mesmo? Ter segurança da nossa própria beleza é tudo de bom! Além disso, poder sair de casa (quase sempre com pressa), com pouca make, mas linda ainda assim, é muito libertador.

Sem falar que muita base, corretivo e pó incomoda nos dias mais quentes… Vem aprender como ter uma pele perfeita sem maquiagem para poder dizer, literalmente, acordei linda!

Alicia Keys natural

A cantora americana Alicia Keys assumiu para a imprensa que leva uma rotina sem maquiagem. Ela faz tratamentos faciais regulares, acupuntura e é adepta de uma dieta saudável combinada a uma rotina de exercícios. Alicia defende que cuidar de dentro reflete no que está por fora. Tudo é um questão de ter bons hábitos, escolher bons produtos e bons profissionais.

Dra. Carmem Durazzo completa: “A vida por si só já é estressante. Então, é bacana extravasar a tensão em alguma atividade que dê prazer, como ginástica. Quanto à alimentação equilibrada, nada é proibido, mas o excesso deve ser evitado”. Bora já pro detox da pele?

Remoção, hidratação e proteção

Dra. Carmem define três etapas para ter pele perfeita sem maquiagem.  “A renovação celular é feita com de ácidos, vitaminas e tensores” – que também tem tudo a ver com alimentação e boas noites de sono. Em segundo lugar vem a hidratação: “Não importa se você tem pele oleosa ou não”, conta.

Se for o seu caso, opte por opções específicas para ajudar a combater a oleosidade (e a gente te entrega 5 perguntas sobre hidratante facial). Por último, mas não menos importante: “Proteção solar sempre e em qualquer estação do ano” – até em dia de chuva!

Simples e barato

A rotina dos produtos naturais usados por Alicia passa por gelo, pepino e óleos. O gelo, por exemplo, ajuda nos cuidados da pele, pois trás o sangue para a superfície, acalmando e diminuindo a vermelhidão. Pepino também é usado para resfriar e acalmar qualquer tipo de irritação – produtos que levam esse ingrediente na composição são extremamente refrescantes- e os óleos faciais funcionam como um “grampo”, imitando nosso sebo natural e melhorando a textura. Inclua já entre os produtos para acalmar a pele no verão.

Make que realça

Se a pele estiver saudável e luminosa, você não vai precisar corrigir tantas imperfeições com maquiagem. Ela vai só realçar alguns pontos como olhos, boca, cílios… Mas faça uma promessa pra si mesma: passou tem que tirar! “A maquiagem se acumula na pele e pode entupir os poros, provocando oleosidade excessiva e jogando por água abaixo toda a sua rotina de cuidados para a pele”, lembra a dermato.

Existem opções que além de remover a make, tonificam e hidratam… Você já conhece, por exemplo, os benefícios da água micelar?