Máscara facial ideal

Ela é o primeiro passo de uma pele linda: de combater a opacidade a fazer um detox profundo, a máscara pode fazer milagre!

Do outro lado do arco íris

É tanto produto para o rosto — sabonete, esfoliante, tônico, hidratante — que a gente até se perde nas funções. Mas você sabe qual a vantagem de encontrar a máscara facial ideal para o seu tipo de pele? Ela é o produto mais poderoso entre todos os citados! E pode ser a salvadora da pátria – ops, do seu rosto – nessa correria do dia a dia. Mergulhe já no seu pote de ouro.

Qual seu tipo?

Antes de mais nada, é preciso avaliar suas necessidades para descobrir qual a máscara facial ideal para você. Como saber qual é o seu tipo de pele começa com uma auto-observação das características do seu rosto: oleoso, seco, oleoso apenas na zona T (testa, nariz e queixo)… A dermato Suleima Arruda completa: “Além dos quatro tipos comuns de classificação – normal, seca, oleosa e mista – podemos ainda turbinar o tratamento quando se trata de pele com manchas ou com rugas”.

DETOX para pele normal

A pele normal é a mais fácil de cuidar. Não há muitas restrições quanto ao tipo de máscara ideal aqui. Basta procurar aquelas que atendam de maneira mais geral os seus principais desejos: hidratação, luminosidade, frescor. A palavra de ordem é: leveza. Nada de exageros ou de usar produtos muito poderosos para outros tipos de pele para não acabar desequilibrando a sua! Como o uso não é contínuo e você pode variar os produtos que usa, as máscaras vendidas por unidade são uma ótima escolha. Rica em nutrientes, a Máscara Facial Hidratante Belliz combate o ressecamento e envelhecimento da pele, graças a ação dos hidratantes e antioxidantes combinados com o tencel, uma fibra de celulose biodegradável que absorve 10 vezes mais os ingredientes da composição do que uma máscara facial comum! Basta aplicar a máscara, aguardar 20 minutinhos e massagear a pele para estimular a absorção… Pronto!

LUMINOSIDADE para a pele seca

Com pouca elasticidade, a pele seca clama por uma máscara facial ideal! Ela vai devolver todos os nutrientes necessários para a epiderme e garantir que seu rosto fique luminoso e jovem, sem ruguinhas de expressão causadas pelo ressecamento. Procure por produtos que ofereçam hidratação profunda, com minerais e sem ácidos em sua composição, para não irritar.  A Clarins Hydraquench Cream-Mask ajuda a recuperar a hidratação na medida que cada pele precisa, resultado de sua textura inteligente. O ácido hialurônico ajuda a manter o nível de umidade, o extrato de Katafray reestrutura a pele e a protege da desidratação e a vitamina E é antioxidante e responsável por combater o envelhecimento precoce.

RENOVAÇÃO para a pele oleosa

Aqui o problema é justamente o contrário. Como controlar a oleosidade no rosto com máscara facial ideal? Procurando por produtos que contenham ácido na fórmula, como os retinóides. Bônus: esse ingrediente turbina a renovação celular, melhorando a textura da pele. “Vale ir atrás de máscaras calmantes, que ajudam a combater a vermelhidão das peles oleosas”, fala Suleima. Ou ainda clareadoras, para apagar as manchas da acne. Com água termal na fórmula, Avène Cleanance Mask  desentope os poros e regula a produção de sebo ao mesmo tempo que acalma e suaviza. Pode ser usada de uma a duas vezes por semana, funcionando também como um esfoliante e proporcionando efeito matte.

 

EQUILÍBRIO para a pele mista

Na pele mista, a da maioria das brasileiras, a região que costuma ficar mais oleosa é a zona T, enquanto as extremidades apresentam características de pele seca. Como lidar? Identificando os problemas e suas causas. A oleosidade é apenas na testa, por exemplo? Pode ser culpa da franja… ”Aplique a máscara para controle de oleosidade apenas nessa região”, sugere Suleima. E, no restante, use máscara facial para pele normal, como a Shiseido Firming Massage Mask, que além de hidratar, remove as células mortas e melhora a microcirculação – resultado: luminosidade e aparência mais jovem!

- Por Natália Petroni