- Por Karina Hollo

Como lavar cabelo cacheado e crespo

Sabe aquele ditado: “Lavou, está novo?”, ele funciona muito bem para fios cacheados e crespos. Vem aprender a tirar proveito máximo da hora do chuveiro

A água é tipo uma melhor amiga das mulheres de cabelo cacheado e crespo. Mas saber direitinho como lavar esse tipo de fio é o segredo do sucesso dos cachos.

Lave menos

Você lava seu jeans favorito com menos frequência do que a roupa de baixo, certo? Isso porque você quer manter a peça! O mesmo poderia ser dito para cabelos crespos. A maneira mais fácil de explicar é que as texturas mais lisas ficam engorduradas mais rapidamente, porque o sebo natural do couro cabeludo escorre mais facilmente pelos fios de cabelo. Cabelo cacheado tem um monte de voltas e reviravoltas em todo o eixo, tornando o caminho do óleo mais difícil. “Lave menos por dois motivos: ele não fica oleoso tão rapidamente, e você não quer remover qualquer umidade e óleos naturais que ela precisa para ser saudável. Duas ou três vezes por semana pode ser uma boa medida”, fala Evandro Ângelo.

Use produtos suaves

Co-wash é superindicada para fios crespos. Lavar o cabelo com o condicionador ajuda a remover o acúmulo de resíduos ao mesmo tempo em que condiciona o cabelo. Porém, não importa o quão bom seja, o condicionador nunca limpará completamente o couro cabeludo como um shampoo faria, por isso ainda é importante usar shampoo de vez em quando. Vale ser sem sulfato.

Concentre-se no couro cabeludo

O couro cabeludo é a chave para o cabelo saudável, por isso concentre-se em sua limpeza em vez do comprimento dos fios (ao enxaguar o agente de limpeza, ele escorrerá e limpará o cabelo de qualquer maneira). Com o cabelo crespo, é mais difícil chegar ao seu couro cabeludo, então tente lavar em 2 a 4 seções menores e trabalhe cada uma de cada vez. “Tenha o cuidado de usar apenas a ponta dos dedos, em movimentos circulares, e não as unhas, para evitar arranhar o couro cabeludo.” E isso vale mesmo se estiver usando tranças ou extensões. Nada de negligenciar seu couro cabeludo.