- Por Tatiana Z Serebrinsky

9 motivos para amar seu condicionador

Depois dessa lista você vai entender porque definitivamente não dá pra viver sem ele!

Ele já foi o principal cuidado para o cabelo no nosso chuveiro, mas, com a popularização das máscaras e ampolas de tratamento, o condicionador de cabelo parece ter sido deixado de lado, já que muitas pessoas resolveram substituir ele pelos tratamentos intensivos.

 

Entre muitos benefícios, o condicionador é um grande aliado no combate ao frizz

Mas o (bis)neto do crème rinse faz mais pelo cabelo do que você pode imaginar e nós achamos que está na hora de ele receber a atenção que merece (tipo o filho do meio).

1. Tratamento dos fios

Condicionador não – só – desembaraça o cabelo. Ele possui ativos que tratam os fios da mesma forma que a máscara da mesma linha, com uma “carga” que o torna possível de ser usado todos os dias. O condicionador também pode ser hidratante, reparador, antioxidante, reconstrutor e até mesmo anti-age.

2. Cabelo desembaraçado

O embaraço acontece quando as cutículas não estão fechadas nem protegidas, o que causa atrito nos fios. A máscara e a ampola tratam o interior dos fios, mas não possuem pH para fechar, ou selar, as cutículas. Só o condicionador desembaraça o cabelo e mantém o efeito até depois de o cabelo estar seco.

3. Maciez irresistível

O efeito de maciez que você sente quando o cabelo está com o creme costuma passar depois de enxaguado ou seco. Como as máscaras e ampolas também são tratamentos intensivos, podem deixar o cabelo duro – o que é normal, mesmo no cabelo saudável. Maciez e movimento são papéis do condicionador.

4. Nem pesado ou oleoso

Isso apenas acontece quando você escolhe um condicionador que não é indicado para o seu tipo de cabelo, aplica perto da raiz ou não enxágua direito. Os condicionadores profissionais para cabelo mantêm os fios leves e macios, mas precisam ser aplicados corretamente e removidos depois do tempo de ação. Quer ainda mais leveza? Aposte no condicionador para cabelos finos.

5. Remove modeladores

Em vez de torturar seu cabelo com 10 lavagens seguidas para remover pomadas, ceras e outros modeladores pesados, massageie os fios com condicionador e água morna uma vez apenas, antes de lavar normalmente. O condicionador e a temperatura da água amolecem finalizadores e modeladores e facilitam sua remoção com o shampoo.

6. Proteção na piscina

condicionador leave-in, sem enxágue, evita que o cabelo loiro fique esverdeado por conta dos produtos de tratamento para piscina. Aplique no cabelo antes de entrar na água e enxágue bem o cabelo quando sair dela. Ah, não deixe de lavar e tratar os fios com linhas de verão para repor os nutrientes e a hidratação dos fios, ok?

7. Melhora o tratamento

Todo tratamento capilar precisa de um tempo de pausa para absorção dos ativos nos fios (como uma digestão). Usar máscara ou ampola todos os dias não vai recuperar seu cabelo mais rápido, ao contrário. Intercalar os dias de tratamento com dias de shampoo e condicionador é a melhor terapia capilar, vai por mim.

8. Previne o frizz

Ele fecha as cutículas e forma uma película delicada pelos fios. Essa película evita o atrito entre eles e a geração de estática – que é o frizz. Quer se livrar do frizz? Aposte no condicionador.

9. Substitui a máscara…

…mas a máscara não substitui o condicionador. Por esses motivos e por também ter ativos de tratamento, você pode até não usar máscara ou ampolas, principalmente se o seu cabelo não tem nenhuma necessidade especial de tratamento (como coloração ou químicas), mas não pode deixar de usar o condicionador.