5 regras para cuidar dos cabelos crespos

Dicas de cuidados em casa e atitudes que colaboram para a saúde e beleza dos cabelos crespos.

Muita gente confunde os cabelos crespos com os cacheados, mas eles são diferentes. Os fios crespos são aqueles com cachos mais apertados, desde a raiz. Eles são naturalmente mais frágeis e sensíveis e possuem textura mais fina. Sua cutícula tem espessura irregular e se quebra facilmente na parte que é mais fina e, consequentemente, deixa o córtex do fio desprotegido. Por isso, além de serem mais opacos, os cabelos crespos estão sujeitos ao ressecamento e à quebra e exigem cuidados especiais.

“Os cabelos crespos têm a cutícula mais aberta e solta nas pontas, sendo difíceis de pentear e sujeitos à formação de nós. Além disso, os fios são sensíveis aos fatores climáticos, como sol e umidade. Por isso, manter a saúde e a hidratação dos cabelos crespos é extremamente importante”, explica o consultor da marca Stephen Knoll New York (SKNY) no Brasil, Marcio Freoli.

O corte periódico (a cada três meses) auxilia na manutenção dos cachos e do volume, além de remover as pontas ressecadas e manter os cabelos sempre modelados e tratados. “Ele deve ser feito com os fios secos e deve-se sempre evitar cortes retos e priorizar os que valorizem o formato do cabelo, como o triangular, que ressalta o volume nas pontas e deixa pouco volume na raiz.”

Atenção à lavagem!

Existem diferentes tipos de lavagem e é preciso saber qual o resultado pretendido, para escolher a melhor maneira de lavar: da maneira tradicional (com shampoo e condicionador), no-poo (técnica sem o uso do shampoo e que realiza o co-wash, procedimento somente com condicionadores) e low-poo (técnica que utiliza shampoos especiais, que fazem pouca espuma). “A recomendação é sempre escolher produtos de qualidade e intercalar os tipos de lavagem”, recomenda o consultor.

A Stephen Knoll New York tem uma linha de shampoo (Shine Repair Shampoo Rich Moist) e condicionador (Shine Repair Condicionador Rich Moist) para cabelos com frizz, volumosos, cacheados e/ou rebeldes, que lava e hidrata, deixando os fios sedosos e fáceis de desembaraçar durante e depois da lavagem.

No chuveiro

A temperatura da água também é muito importante: água muito quente resseca ainda mais os fios, então idealmente os cabelos devem ser lavados com água fria ou morna. Outro conselho do especialista é massagear o couro cabeludo durante a lavagem que, além de garantir uma limpeza mais profunda, estimula a produção do sebo natural que garante um pouco de oleosidade aos fios e auxilia a modelagem dos cachos.

A lavagem diária não é recomendada para os cabelos crespos, pois pode deixá-los mais ressecados. Mas, caso você não possa (ou queira) deixar de lavar as madeixas diariamente, pode alternar a lavagem. “Quando não for lavar os cabelos, use uma touca plástica, para evitar a exposição dos fios à umidade, que gera mais frizz”, ressalta Freoli.

Penteando os fios

O cuidado ao pentear os cabelos crespos também é decisivo para o resultado final. Evite penteá-los a seco, pois pode causar quebra e nós, além de aumentar consideravelmente o volume. O ideal é desembaraçar cuidadosamente, durante a lavagem, enquanto eles ainda estão molhados.

“Um bom leave-in líquido, como o Hydro Repair Mist Rich Moist, da SKNY, que fortalece e melhora a elasticidade dos fios, ou um creme para pentear sem enxágue, como o Nuance Arrange Treatment para cabelos cacheados, podem auxiliar o processo de penteabilidade”, afirma Marcio Freoli.

Hidratar é preciso!

Cabelos crespos precisam de hidratação constante e é possível fazer a hidratação em casa, semanalmente. A função da hidratação é manter os fios saudáveis, macios e com brilho, valorizando sua beleza natural. “O único cuidado aqui é escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo, pois existem produtos específicos para cacheados e lisos. Com o produto certo, o resultado é garantido”, explica o consultor da SKNY.

A marca possui uma máscara de tratamento intensivo, a Excellent Repair Hair Mask, indicada para cabelos danificados, que possui uma fórmula com exclusivo extrato das fibras da seda, que repara a queratina dos fios e garante cabelos hidratados e sedosos.

Finalização

A finalização é a parte mais importante do processo, pois é ela que vai garantir o formato do penteado e o volume do cabelo. “Você deve utilizar os produtos corretos para cada finalidade: para o controle do frizz, um leave-in líquido é o produto mais indicado. Já para modelar os cachos e/ou um penteado, use cremes modeladores”, orienta Marcio.

- Por Karina Hollo