- Por Cynthia Greiner

Melhores produtos para cabelo cacheado

“Amo meus cachos, mas é tão difícil encontrar os produtos certos..." Não mais! Desvendei o mistério para as ondas perfeitas, vem ver.

Debaixo dos caracóis…

Como cacheada, eu sei bem o que é frizz, falta de definição dos cachos, volume demais, ressecamento… Mas calma, tem jeito. Fui atrás da expert Sonia Corazza para desvendar quais são os melhores produtos para cabelo cacheado. Com os ativos certos, é possível ter ondas bem controladas, com volume na medida certa e definidas todos os dias da semana. Solte os cachos!

Depois de lavar e condicionar, é indispensável aplicar um produto que fique sobre os fios para dar continuidade à hidratação – e garantir o penteado no lugar. Hoje muitas fórmulas cosméticas se propõem a ajudar nessa tarefa. Fui conversar com a nossa cosmetóloga Sônia Corazza, que me ajudou a entender. Aqui, a diferença entre cada um dos produtos.

Tipos de finalizadores

O leave-in possui ingredientes hidratantes hidrosolúveis e agentes condicionadores.

Ele facilita o pentear e dá flexibilidade. Já os óleos têm a fórmula 100% lipofílica, ou seja, não contém água. Eles ajudam a acabar com o temido frizz, formando um filme que evita o acúmulo de eletricidade estática nos fios.

O leite para pentear contém agentes condicionadores suaves e ajuda a desembaraçar sem causar um efeito pesado, dando um aspecto mais natural.

Ativos e suas funções

A chave de ouro para caracóis de dar inveja está concentrada em três ativos: agentes antiestáticos, ativos condicionadores e hidratantes, e agentes reestruturantes.

Abaixo, você vai conhecer mais sobre eles. Mas antes, a Beleza na Web já separou para vocês os produtos que contém esses ativos. Vem conferir os must have das cacheadas..

Agentes antiestáticos

Evitam o efeito eriçado e facilitam o desembaraçamento: Dimeticone, Ciclometicone, Dimeticonol e Amodimeticone.

Os ciclometicones, por conta de sua baixa pressão para formação de vapor – ou seja, evaporam gradualmente na temperatura ambiente –, não deixam os fios pesados e ajudam no tempo de secagem.

Já os dimeticones proporciona maciez e elasticidade, formando uma película protetora sobre o cabelo.

Ativos condicionadores e hidratantes

Os Poliquaternários protegem e fortalecem o cabelo. Uma vez absorvido pelos fios, auxilia na hidratação e dá brilho, além de atuar como texturizante, o que facilita o penteado e a modelagem e diminui o frizz.

Já os agentes hidratantes são os óleos vegetais (abacate, oliva, damasco, argan, moringa, jojoba, coco), o pantenol e a glicerina.

Agentes reestruturantes

Eles nutrem os fios de dentro para fora. O principal e mais conhecido é a queratina, uma proteína fibrosa que confere resistência e elasticidade aos fios.

Os aminoácidos, como lisina, cisteína, arginina e triptofano também agem na reestruturação do cabelo.

A cisteína, além de ser reestruturante, estimula a redução do volume sem agredir os fios.

Gostou das dicas? Agora você já sabe o que procurar na composição do seu produto preferido para cabelo cacheado!