Aprenda a fazer ginástica facial para prevenir rugas e linhas finas

Com as dicas do expert dermatologista Dr. Alberto Cordeiro, você vai aprender a fazer a ginástica facial e conseguirá resultados incríveis com poucos produtos

Você já pensou que exercitar os músculos do rosto pode ser tão importante quanto exercitar o resto do corpo? Foi pensando nisso que o dermatologista e expert Dr. Alberto Cordeiro criou a Academia da Face, espaço dedicado à ginástica facial.

Além do skincare, a flacidez, falta de firmeza, rugas e linhas finas também podem ser evitadas ou atenuadas com algumas práticas simples. Na clínica, o médico combina massagens com estímulos elétricos que ativam a circulação e melhoram o tônus muscular.

Mesmo sem aparelhos, é possível colocar algumas das dicas de Dr. Alberto em prática em casa. Combinada com seus outros cuidados, a ginástica facial pode trazer resultados incríveis não só para as rugas, mas também no inchaço e na textura da pele.

O aquecimento

Assim como na academia, é necessário aquecer antes de começar o exercício. No caso da ginástica facial, é imprescindível que a pele esteja limpa e sem nenhum produto. Por isso, tire alguns minutos para demaquilar e lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele.

“Além de limpar, esse processo remove parte das células mortas, o que deixará  a pele ainda mais preparada para receber os próximos produtos e absorvê-los mais facilmente”, diz o dermatologista.

A ginástica facial pode ser feita a qualquer hora do dia, mas é um momento de autocuidado e relaxamento, é uma ótima prática para fazer à noite, depois de um dia corrido.

limpeza da pele

Limpeza da pele

Ação!

Com a pele limpa, chegou a hora de começar o treino. Para isso, você pode usar somente as mãos ou também alguns acessórios, como o roller de jade, quartzo rosa ou o gua-sha.

Os massageadores ajudam a ativar ainda mais a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos, o que melhora o tônus e a firmeza. Eles também ajudam a fazer uma drenagem facial ainda mais potente.

Na Academia da Face, o primeiro passo do treino é aplicar um óleo facial para ajudar as mãos e os acessórios a deslizarem. “Aplicamos um pouco de óleo de uva e, então, com um gua sha, fazemos movimentos firmes e precisos em todo o contorno do rosto”, explica Dr. Alberto.

O segredo é fazer sempre movimentos ascendentes, de dentro para a fora, começando do meio do rosto em direção às orelhas e partindo das sobrancelhas em direção à raiz do cabelo.

“Nesse momento, você também pode usar um rolo de deslizamento que estimula a pele e ajuda a abrir os poros, melhorando a absorção de outros ativos que podem ser utilizados”, diz o dermatologista.

massagem facial

Massagem facial com gua-sha

Para relaxar

A seguir, você pode fazer uma massagem com as mãos. Aproveite os movimentos para aplicar outros produtos que fazem parte da sua rotina, como hidratantes ou cremes anti-idade, e relaxar.

Segundo o Dr. Alberto Cordeiro, a massagem deve ser vigorosa, para ativar a circulação. Mas cuidado, a força em excesso pode machucar a pele. Com a ponta dos dedos, acompanhe a linha da mandíbula, faça movimentos da região do queixo em direção às orelhas, do nariz em direção às têmporas e das sobrancelhas ao topo da testa.

Na região dos olhos, que é muito delicada, faça movimentos mais leves, sempre do canto interno ao externo. Você irá notar diminuição de bolsas, do olhar cansado e até melhora na aparência das olheiras.

massagem facial

Massagem facial

Ajudinha extra

Para quem quer potencializar ainda mais a ginástica facial, há inúmeros gadgets disponíveis para massagem na região do rosto, olhos, corpo e até aplicadores tecnológicos de máscaras faciais.

A prática deve durar em torno de 10 minutos e, se feita regularmente, trará muitos benefícios para sua pele. Experimente!

- Por Maria Clara Serpa