Acne fúngica: o que é e como tratar?

A acne fúngica é diferente da comum e precisa do tratamento correto. Quer saber como prevenir e tratar? O expert Amilton Macedo explica!

 

Apesar de apresentar um quadro bem parecido com o da acne comum, a acne fúngica precisa de um tratamento correto e específico para não evoluir.

Segundo o dermatologista e expert, Amilton Macedo, “a acne fúngica é semelhante à normal, porém, ela é causada pelo fungo Malassezia”. É muito importante prevenir e controlar esse fungo corretamente para evitar manchas, cicatrizes, ou até mesmo uma piora do quadro. Veja já as dicas do dermatologista!

Afinal, o que é?

Segundo Amilton, no caso da acne comum, há o acumulo de uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas nos folículos pilosos, e isso favorece a infecção por bactérias. Já quando falamos de acne fúngica, essa infecção acontece por um fungo, chamado Malassezia.

“Esse fungo está presente na pele de 90% da população. A acne fúngica geralmente aparece em quem possui predisposição genética e excesso de oleosidade, uma vez que o aumento da proliferação de fungos acontece com o aumento da produção de sebo, que também pode ser desencadeada pelo uso de alguns produtos”, explica.

Prevenção antes de tudo

É possível se prevenir contra esse tipo de acne. Basta manter uma alimentação saudável e seguir uma rotina de cuidados com a pele, controlando a oleosidade.

Amilton revela que é importante ficar atenta e cuidar dos cabelos, que é o local onde os fungos mais se proliferam.

Evite alimentos pesados que contribuam para uma oleosidade da pele, dormir com maquiagem para não obstruir os poros, e também não use produtos que não são para o seu tipo de pele. “Aliás, é importante para quem tem pele oleosa usar sabonete líquido e protetor solar oil free”, indica.

Não tem cura, mas tem tratamento!

Infelizmente, não há cura para esse tipo de acne, mas tem tratamento. “Esse tratamento é feito com produtos e remédios antifúngicos que podem ser recomendados pelo seu dermatologista”, conta.

É muito importante tratar essa acne com um médico, pois o tratamento inadequado pode causar manchas e cicatrizes.

- Por Aline Marchiori