4 tratamentos para firmar os braços

Com o passar dos anos, a pele fica cada vez mais fina e elástica. Veja como cuidar, com os principais tratamentos para firmar os braços.

Compartilhar:

Poucos sabem, mas as maiores causas da flacidez na pele da área dos braços são a variação de peso e a falta de tônus no músculo, seja por sedentarismo, má alimentação, envelhecimento e até a poluição. O Dr. Abdo Salomão conversa sobre o assunto e explica mais sobre os tratamentos para firmar os braços disponíveis.

Por que os braços ficam flácidos?

“A pele desta região dos braços é fina e não muito elástica. Uma vez distendida com o ganho de peso, a gordura faz com que a área fique curva. Então, mesmo após emagrecer novamente, a pele não volta ao estado original”, aponta o Dr. Abdo Salomão.

“Com a idade, a quantidade e qualidade do colágeno diminuem e a espessura da pele fica ainda mais fina e com menos elasticidade, agravando a flacidez e podendo apresentar um aspecto enrugado”, explica.

O colágeno

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, responsável por dar a sustentação e a firmeza da pele, mas que, com a idade, tem sua produção comprometida. 

Ele pode ser reposto de algumas maneiras: através da suplementação, com cremes e em procedimentos no consultório. A suplementação deve ter sempre acompanhamento médico ou nutricional, já que o colágeno não vai diretamente para a pele e o conjunto com outras vitaminas, tem sua determinação de como é utilizado pelo corpo. Em cremes, o efeito é de hidratação, melhorando a aparência superficial da pele. Já no consultório médico, é possível repor as substâncias que estimulam sua produção no corpo, de acordo com cada pele.

Alimentação balanceada + hidratação + exercício

Segundo o médico, a melhor receita para evitar o problema é manter uma alimentação adequada, hidratação constante e realização de exercícios físicos regulares, para evitar o sedentarismo. 

“Nos braços temos vários músculos que quando exercitados podem aumentar de tamanho e assim preencher o excesso de pele. Porém, a capacidade do músculo de compensar a sobra de pele depende do grau de flacidez daquela área”, afirma.

Tratamentos para cada necessidade

Existem tratamentos e procedimentos estéticos que, dependendo do diagnóstico médico, auxiliam na diminuição da flacidez dos braços. Mas atenção: se houver acúmulo de gordura com sobra de pele, mesmo que pequena, qualquer procedimento que diminua a gordura vai aumentar ainda mais a flacidez, por isso consulte sempre um profissional.

  • Bioestimuladores de colágeno: se houver apenas pele flácida, tratamentos que estimulam a produção de colágeno são os ideais. 
  • Lipoaspiração e criolipólise: se o problema for apenas uma pequena quantidade de gordura sem sobra de pele, a lipoaspiração ou a criolipólise podem conferir os resultados desejados. 

Total Sculptor

O Total Sculptor é o único equipamento do mundo a associar criolipólise, ultrassom microfocado, corrente de estímulo muscular, radiofrequência multipolar e criofrequência, ao tratar de forma efetiva a gordura localizada e definir o músculo.  “Logo após, algumas células de gordura ainda são destruídas por um potente ultrassom microfocado, que potencializa muito o efeito”, afirma o dermatologista.

Por fim, a corrente de estímulo muscular age de maneira que faz o paciente “malhar” de forma passiva. “Enquanto está parado, o equipamento começa a contrair e soltar o músculo várias vezes até fazer a definição da área muscular.” Não há cuidados especiais pós-tratamento, ou seja, após o procedimento, o paciente pode voltar normalmente para suas atividades. 

D&D: Drug Delivery Digital

Se o problema for gordura, sem excesso de pele, a dica é o D&D, uma técnica inovadora, que permite a inserção de ativos na pele por meio de agulhas. O sistema permite tratar a gordura localizada nos braços com aplicação de lipolíticos diretamente no alvo.

Essa técnica possui vantagens sobre o drug delivery comum, explica o médico. “No drug delivery comum, os medicamentos colocados na pele não são 100% aproveitados, uma vez que parte dessas substâncias são perdidas na camada mais superficial da pele. Com a nova tecnologia D&D, as agulhas fazem a entrega dos ativos, como se fosse uma ‘injeção”, afirma.

 

 

- Por Isabelle Guedes