Passo a passo prático para organizar maquiagens

A tarefa de organizar maquiagens é mais simples do que você imagina! Criamos um manual prático com poucos passos para te ensinar por onde começar!

Compartilhar:

Se você chegou até aqui, provavelmente acha que é a hora de fazer a limpa na sua prateleira de makes, certo? Junto com a maquiadora Josi Helena, elaboramos um passo a passo prático para organizar maquiagens, para deixar seus produtos acessíveis e seu cantinho muito mais fácil de usar.

1 – Comece pelos produtos vencidos

O primeiro passo ao organizar maquiagens é ficar de olho na data de vencimento dos produtos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que o prazo de validade é determinado pelo fabricante, mas que alguns fatores, como cor, odor e até fixação, devem ser levados em consideração.

Josi explica que “o prazo de validade existe para a segurança do consumidor. Além do mau armazenamento e uso incorreto, a passagem de um grande período de tempo pode ser propícia para a contaminação”. De maneira geral, a duração de um cosmético varia entre 6 e 24 meses, mas é extremamente importante ficar de olho no prazo do produto específico, a fim de evitar irritações e contaminações, combinado?

o Boticário Tapetinho - Limpador de Pincéis

o Boticário Tapetinho - Limpador de Pincéis

Limpador para pincéis. Item que faltava para deixar sua maquiagem completa e higienizada no dia a dia.

Avise-me quando chegar
Acrílico Store - Organizador de Maquiagem em Acrílico com 3 Gavetas e Bandeja para Batom

Acrílico Store - Organizador de Maquiagem em Acrílico com 3 Gavetas e Bandeja para Batom

Organizador de maquiagem. Possui o topo removível permitindo que você arrume e valorize suas makes.

R$ 113,40

2x R$ 56,70

Compre

2 – Limpe e categorize os produtos

Feita a triagem inicial, é hora de higienizar e separar os produtos. Higienize as embalagens com lenços umedecidos e, no caso de pincéis, lave-os com shampoos infantis ou detergentes neutros, água morna e deixe que sequem naturalmente.

Para  a parte de categorização, separe-os por tipo de produto: blushes, iluminadores, rímeis, batons, bases e pincéis. Unir todos os produtos em grupos vai facilitar tanto na hora de procurar por um produto específico, quanto na criatividade para criar visuais novos, já que evita a repetição dos mesmos produtos de sempre, simplesmente porque estavam à mão. “A organização além de otimizar o uso dos cosméticos e acessórios ajuda no armazenamento correto garantindo a segurança ao utilizá-los”, complementa Josi.

3 – Armazene os produtos corretamente

“Normalmente a orientação é manter o cosmético longe da luz, para evitar uma possível degradação por oxidação, e do calor, para evitar a alteração da viscosidade dos produtos”, explica a maquiadora. 

A SBD explica que o pior lugar para guardar seus cosméticos é no banheiro! O ambiente úmido, a alteração de temperatura e o vapor constante, podem acelerar o processo de deterioração dos cosméticos. A Sociedade explica ainda que o ideal é montar uma prateleira ou guardar os produtos dentro do armário. As geladeirinhas de skincare podem ser perfeitas, para manter as fórmulas longe do calor e luz direta.

4 – Invista em organizadores

Além de lindos, os organizadores são práticos e podem ser customizados de acordo com as suas necessidades e quantidades de produtos. Os em gaveta, por exemplo, podem ser usados para paletas e pincéis. Já os em formato giratório ou com divisórias, armazenam bem batons, bases e primers. Os nécessaires, carregam seus produtos com segurança em viagens ou no transporte.

- Por Isabelle Guedes