Benefícios do colágeno para a pele

Descubra por que o colágeno para a pele é tão importante e o que incluir no skincare para repor essa proteína!

Você sabe que o colágeno para a pele é mais do que necessário, pois ajuda mantê-la firme, jovem e bonita, mas não entende muito bem como ele age no corpo? Muita calma, vamos explicar.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os benefícios do colágeno para a pele, conversamos com a dermatologista e expert Patricia Nakahodo, que explicou como ele age no corpo e, de quebra, deu dicas para repor os níveis perdidos e manter a pele sempre firme e bonita. Confira!

Firmeza e sustentação

O colágeno é muito importante para todos os seres humanos, pois faz parte da sustentação da pele e de outros órgãos do corpo. “Ele é uma proteína que nós produzimos naturalmente, mas que a partir dos 25 anos começamos a perder”, explica a dermatologista.

Fique atenta aos suplementos

É muito comum as pessoas tomarem suplementos a base de colágeno com o desejo de repor a proteína, mas é preciso ficar atenta, pois pode não funcionar como o esperado.

“O colágeno é uma proteína e, ao ser ingerida, é transformada em ‘tijolinhos’, chamados aminoácidos. Esse suplemento não irá diretamente repor a estrutura da pele, mas será degradado no organismo e se encarregará de formar uma nova estrutura proteica”, conta Patricia. O que acontece é que esses aminoácidos, junto com outros elementos e vitaminas, determinarão a formação e utilização no nosso corpo.

Como repor o colágeno?

Existem muitos cremes base de colágeno no mercado, e também cremes a base de ácido hialurônico, que é um dos componentes do colágeno. Se eles são bons? Sim! “O que esperamos deles é um efeito de ‘hidratação’, melhorando a qualidade superficial dessa estrutura”, explica.

Os dermatologistas utilizam para repor esse colágeno substâncias que estimulam a sua produção, como ácidos e hormônios específicos baseados na necessidade e pele de cada um, ou procedimentos em consultório.

- Por Aline Marchiori