10 perguntas sobre corretivo

Ele é artigo de necessidade básica, principalmente nessa época do ano de correria máximas, compromissos aos montes – e poucas horas de sono.

Corretivo é assim tudo na vida de uma pessoa. Sabe aquela olheira que derruba seu rosto? Ele apaga. Aquela espinha que tira você do sério? Ele faz sumir. A mancha que estraga o visual? Ele suaviza. Você só precisa saber usar direitinho. E isso, a gente ensina a seguir. Com consultoria da nossa expert Chloé Gaya.

1 Todo mundo precisa de mais de um corretivo?

Chloé: Existem vários tipos de corretivos: os coloridos, que são usados para neutralizar as diferenças de tons de pele, como as olheiras muito pigmentadas e manchas de pele, e também os que corrigem o tom de pele, ideais para disfarçar as imperfeições.

2 Qual o tom certo para neutralizar olheiras?

Chloé: O tom para neutralizar depende da necessidade de cada pessoa. Para as que têm olheiras amarronzadas em uma pele morena ou azulada, o laranja é o tom ideal. Se a pele for clara com olheiras amarronzadas ou roxas, o corretivo a ser usado é o amarelo.

3 Qual o melhor para disfarçar noites de pouco sono?

Chloé: Para disfarçar noites de pouco sono, o ideal é hidratar bem a região dos olhos e usar um corretivo no mesmo tom da pele ou um tom mais claro do que o da base.

4 Onde aplicar o corretivo?

Chloé: O lugar certo para aplicar o corretivo para disfarçar olheiras é na parte inferior dos olhos, rente à raiz dos cílios inferiores. É importante aplicar no canto externo e, principalmente, interno dos olhos, próximo ao nariz. Essa região é onde tem mais profundidade e pode passar a sensação de olheiras acentuadas.

5 Ao cobrir manchas, melhor aplicar base antes? Ou de hidratante com cor?

Chloé: Para cobrir manchas no rosto, o corretivo pode ser passado antes da base, para neutralizar a mancha, para depois uniformizar a pele com a base. A dica é aplicar a base na região corrigida dando pequenas batidinhas, depositando o produto.

6 Como aplicar o corretivo? Com pincel específico? Dedo? Esponja?

Chloé: Para o corretivo indico um pincel pequeno e fofinho. Pode ser de cerdas duo fiber ou então uma esponja pequena. Ao aplicar, dê pequenas batidinhas para depositar o produto e nunca esfregue, pois esse movimento faz com que você remova o produto. Se preferir os dedos, use a ponta do indicador ou o dedo do meio. Se escolher esponja, use uma pequena ou então a pontinha de uma blender.

 

7 Melhor corretivo denso para manchas e fluido para olheiras?

Chloé: O corretivo mais fluido é ótimo para olheiras porque essa região tem muitas linhas finas e essa textura ajuda a evitar acúmulo de produto nela e deixar aquele aspecto craquelado. O mais denso é indicado para quem quer mais cobertura, como no caso das manchas no rosto.

 

8 O certo é usar uma nuance apenas um tom mais leve do que seu tom de pele natural?

Chloé: Exatamente, o indicado é usar um tom mais claro do que o tom da base, ou o mesmo dela. Se usar um corretivo muito mais claro do que o tom da pele pode acontecer o efeito “panda”, ou seja, vai aparecer aquela mancha clara embaixo dos olhos, principalmente nas fotos.

 

9 Ao redor da espinha, a pele fica escamosa, vermelha e inflamada. Como lidar?

Chloé: A pele com acne é muito sensível, por isso é preciso ter muito cuidado para não causar ainda mais irritação. É importante saber se a pessoa está fazendo algum tratamento e tomar cuidado com os produtos que utiliza. Para disfarçá-la, hidrate bem a pele com um hidratante específico, e em seguida aplique o corretivo dando batidinhas na região. Por fim, aplique a base da mesma maneira, uniformizando tom e textura. Não recomendo esfoliar ou aplicar óleo facial.

10 Precisa selar com pó? Onde?

Chloé: Você pode selar com se a região ficar com excesso de brilho, mas com muito cuidado para não exagerar na quantidade de produto e acabar craquelando o corretivo, ou marcando as linhas finas. O pó indicado nesse caso é o translúcido ou HD; aplique-o com um pincel pequeno duo fiber.

- Por Karina Hollo