Como usar Vitamina C no skincare?
A vitamina C é um verdadeiro coringa no skincare que ajuda a transformar a pele de forma eficaz. Conheça tudo sobre esse ativo e como usá-lo!
19/12/2024
Quer saber como usar a vitamina C, um dos ativos mais queridinhos do skincare? O dermatologista e expert, Amilton Macedo, explica sobre os benefícios do cosmético e, de quebra, ainda ajuda a escolher a melhor versão do antioxidante para a sua pele.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
O que é a Vitamina C?
Segundo o expert, a vitamina C é o ácido ascórbico, presente na natureza e principalmente nas frutas amarelas e verdes como laranja, limão e o kiwi.
É um antioxidante poderoso que neutraliza os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Essa vitamina desempenha um papel crucial na síntese de colágeno, proporcionando firmeza e elasticidade à pele.
Quais as principais ações da Vitamina C na pele?
Além da ação clareadora sobre a pele, um dos pontos principais é o estímulo da produção de colágeno. “Para a formação de colágeno na sua pele é necessário a vitamina c e é necessário que ela venha da dieta alimentar, você também pode complementar essa ação quando você passa os cremes sobre a pele.”, diz o dermatologista.
- Proteção contra os radicais livres: ajuda a proteger a pele dos danos ambientais, como poluição e raios UV;
- Estimulação do colágeno: promove uma pele mais firme e reduz a aparência de linhas;
- Uniformização do tom de pele: atua na redução de manchas e áreas escurecidas;
- Efeito iluminador: Devolve o viço e o brilho natural da pele.
Veja Mais
Como usar Vitamina C no skincare?
Diferente de outros ativos, a Vitamina C pode ser utilizada em qualquer momento do skincare e também em conjunto com outros ativos de tratamento, como por exemplo o ácido hialurônico. “Ela pode ser usada na pele pela manhã ou a noite, não tem restrição de horário.”, indica Amilton.
Este ativo pode ser usado em todos os tipos de pele, “peles acneicas, peles maduras, peles jovens, peles oleosas ou peles secas. Você só precisa escolher o veículo adequado e principalmente a concentração adequada.”
- Peles oleosas e mistas: escolha produtos em gel-creme ou sérum;
- Peles secas: escolha a Vitamina C através dos cremes;
- Peles equilibradas: podem optar pela versão que mais agrade sensorialmente.
Dica de expert: “O importante é que a Vitamina C ao contato com a pele parte dela se oxide e parte dela entre na pele. Quanto mais encapsulada for a Vitamina C, mais ela tem um poder de penetração na pele.”
Como escolher produtos com Vitamina C?
O Dr. Amilton indica optar pelas embalagens translúcidas, opacas ou escuras. “A Vitamina C é extremamente lábil, quando você a coloca em contato com a luz ela oxida rapidamente. Por isso, que ela pode ser reposta através de nanoesferas e taroesferas, que são estruturas encapsuladas, para evitar a oxidação dessa vitamina”, explica o dermatologista.
Nem todos os produtos que alegam conter vitamina C possuem o ativo em concentrações eficazes. Veja como identificar um produto de qualidade:
- Cor e textura: a Vitamina C pura pode escurecer com o tempo, mas um produto novo deve ter uma tonalidade clara, como amarela ou levemente translúcida. Se estiver marrom, pode já estar oxidada;
- Concentração: opte por concentrações entre 10% e 20% , mas sempre converse com o seu dermatologista para escolher a melhor concentração para o seu tipo de pele;
- Rótulo e embalagem: atente-se aos produtos em embalagens translúcidas, opacas ou de vidro escuro, que protegem o ativo da luz e do ar.

