- Por Karina Hollo

Sobrancelhas: os 5 maiores erros que você precisa evitar

Você faz parte da turma que adora tirar um fiozinho aqui, outro ali? Pare já com isso! Esse é um dos erros... E se escapar desse, ainda existem outros quatro...

É fato: descobrimos todo o poder das sobrancelhas. Só que melhor do que ficar mudando o tempo todo é respeitar seu desenho natural! Veja só os 5 erros mais comuns quando se fala de sobrancelhas.

1 Afinar demais

Não tem nada mais datado! “O primeiro passo para uma sobrancelha bonita é assumir o formato natural, e obviamente limpar os excessos, respeitando ao máximo o seu desenho próprio”, fala o beauty artist Celso Kamura.

Raphaella Bahia, sócia da FR Microcenter e queridinha das famosas Leticia Colin, Adriana Sant’Anna e Karen Marinho, concorda: “As mulheres têm o dedo nervoso quando estão com a pinça na mão e começam a querer tirar os pelos em casa mesmo, o que causa falhas muito facilmente. O ideal é fazer o design uma vez ao mês”.

2 Arquear em excesso

Nada em excesso fica bacana. “Às vezes você pode até arquear um pouquinho ou deixá-la levemente mais reta, dependendo do seu rosto, para amenizar ou deixar o visual menos carrancudo”, diz Kamura.

A sobrancelha deve fazer uma moldura harmoniosa dos olhos. “As mulheres tendem a achar que quanto mais arqueada a sobrancelha, mais bonita e elegante fica, mas não é verdade”, fala Raphaella.

O ideal é avaliar o formato do rosto, musculatura e o desenho natural, pois nem sempre intensificar o arco fica bom e natural. “Sem falar que há um risco de transmitir arrogância”, diz ela.

3 Descolorir os fios

A cor natural dos fios é a cor da sua sobrancelha. “Mesmo se você tem os cabelos descoloridos, o ideal é que a sua sobrancelha seja da cor natural”, fala Kamura.

“Não é porque você descolore o cabelo que a sua sobrancelha tem que ser descolorida. Se a sua sobrancelha é muito escura, é ok dar uma quebrada no tom para deixá-la mais amarronzada, mas não é bacana mudar o tom da sobrancelha da mesma forma que mudamos o tom do cabelo”, continua ele.

Bem, se você é loira, sua sobrancelha não pode ser muito escura ou preta… “Mas nem pense em usar descolorante, pois isso enfraquece os pelos e causa queda. Existe uma tinta específica para esta área”, alerta Raphaella.

4 Separá-las demais

Erro perigoso! “Tudo tem que estar harmonioso, a sobrancelha não pode ser junta demais nem separada demais. O harmônico é manter a distância certa entre o nariz e os olhos”, ensina Kamura.

É bacana tirar os excessos, mas sem separá-las. “O início da sobrancelha não precisa ser mexido, praticamente. Deixá-las muito separadas transmite apatia, pois a pessoa fica sem expressão”, diz Raphaella.

SHOP: Caneta para Sobrancelhas – Talika Eyebrow Lipocils Ink Brown 

5 Copiar a sobrancelha de outra pessoa

Nunca se deve copiar a sobrancelha de alguém. Deve-se respeitar a sua sobrancelha, que sempre será a que se adequa melhor ao seu tipo de rosto.

“É importante buscar um profissional que sabe fazer esse trabalho e que seja especializado nisso. É ele quem vai consegui fazer que a sua sobrancelha fique na melhor versão possível”, finaliza Kamura.