- Por Mariana Conte

Como fazer contorno para o seu tipo de olho

Aprenda como fazer contorno para o seu tipo de olho com as dicas do nosso expert lançando mão de sombras, lápis e máscara de cílios.

Forma particular

Qual o formato do seu olho? Grande? Amendoado? São vários os tipos. As mulheres com olhos muito pequenos querem que eles pareçam um pouco maiores, as que possuem olhos afastados demais um do outro, precisam de um truque para fazê-los parecerem mais próximos… Sabia que a sombra pode ser a arma que você precisa para acentuar ou até alterar essa sentença? Vem aprender a contornar e valorizar o poder dos seus olhos.

Itens necessários

As armas certas
Para começar, nosso expert Marcos Costa ressalta que o importante é escolher sombras e lápis com ótima fixação nas pálpebras. “Para preparar a pele da região, opte pelo trio base, corretivo e . Produtos 3 em 1, como uma base em mousse que se transforma em pó, substitui o restante. Mas, se você não precisa de tanta correção, use apenas um primer de olhos“, aconselha.

Cores curinga
Para fazer um bom contorno, foque nas cores básicas: marrom, preto, bege e cinza. Paletas que contenham esses tons facilitam o processo, além do fato de que suas cores normalmente foram testadas para funcionarem bem umas com as outras. Os itens necessários são: lápis de olhos e sombras. Marcos Costa também diz que não dispensa uma máscara de cílios e dá outra dica: “Ao usar um corretivo na pálpebra superior, você automaticamente estará iluminando seu olhar”. Com esse kit em mãos, vamos contornar!

Valorizar

Olhos redondos
Esfume todo o contorno dos olhos, isso vai valorizar sua expressão sem pesar. Aplique máscara nos cílios superiores e inferiores. Lápis preto na linha d’água ajuda a suavizar o formato.

Olhos caídos

“Nada de sombra ou máscara nas pálpebras inferiores”, alerta Costa. Esfume o marrom em toda pálpebra móvel e puxe em direção às pontas das sobrancelhas. Isso vale também para a máscara de cílios, que deverá ser usada somente nos cílios superiores. O truque vai ajudar a levantar o olhar.

Disfarçar

Olhos amendoados
Para quem tem esse tipo de olho, é melhor evitar fazer o esfumado em direção às sobrancelhas – espalhe mais em direção às laterais do rosto. “Aqui também recomendo aplicar a máscara nos cílios superiores e inferiores“, diz Costa.

Olhos separados
Nesse caso, o esfumado deve ser mais intenso nos cantos internos dos olhos. Isso vai dar sensação de proximidade. “O mesmo truque vale para a máscara. Dê pinceladas com mais intensidade nos cantos internos”, aconselha o expert.

Olhos próximos
Aqui, queremos o efeito contrário. Então esfume a sombra marrom em direção às pontas das sobrancelhas. Dica que vale também para a máscara de cílios que deve ser aplicada nos cantos externos dos olhos.

Truques de mestre

Olhos cobertos ou orientais
Se você tem esse tipo de olho em que a pálpebra fica encoberta, o côncavo escondido, use sombras matte em tons de médio para escuro esfumando levemente pela pálpebra com cuidado para não ficar muito carregado. As sobrancelhas devem estar bem feitas para que você tenha um bom espaço entre elas e as pálpebras. Use iluminador no canto interno dos olhos e no osso da sobrancelha. Ah, e fique longe de produtos cremosos ou muito oleosos, eles vão borrar!

Olhos pequenos
Nesse formato de olho, os tons muito escuros devem ser evitados. Faça um esfumado com sombra marrom mais suave ou cinza nos cantos internos dos olhos. Nos cantos externos, o esfumado deve ser um pouco mais intenso. A mesma regra vale para a máscara de cílios: mais camadas nos cílios de fora e uma camada suave nos cílios da parte interna dos olhos. E não se preocupe, esfumados leves também podem ser supersexy.