Skincare infantil: quais são os riscos?
Você sabe os riscos de utilizar produtos inadequados no skincare infantil? A expert e dermatologista Denise Lage indica cuidados essenciais!
30/07/2024
O skincare infantil é uma tendência crescente entre as crianças e pré-adolescentes, mas é fundamental que os pais tomem cuidados especiais ao escolher produtos para seus filhos.
Evitar ingredientes potencialmente nocivos e buscar orientação profissional são passos essenciais para garantir a saúde facial dos pequenos. A expert e dermatologista, Denise Lage, indica alguns cuidados e dicas.
Veja Mais
Skincare infantil: quais são os riscos?
“Os hábitos de skincare e as tendências de maquiagem dos adultos chegaram nas crianças e pré-adolescentes por meio das redes sociais. Eles aplicam produtos dermatológicos e maquiagens com frequência, conversam com outras crianças sobre isso e quando vemos, já se criou uma tendência generalizada”, diz a expert.

Procure um dermatologista para avaliar o tipo de pele e os cuidados essenciais
“Esse fenômeno trouxe uma preocupação excessiva em busca da pele perfeita e isso nos traz o alerta não só para as consequências na pele dessas crianças, mas também em relação aos fatores psicológicos envolvidos.” – Denise Lage, dermatologista.
Denise explica que não existe uma idade específica, do ponto de vista dermatológico, sobre quando as crianças ou adolescentes podem começar a usar maquiagem ou mesmo iniciar uma rotina de skincare.
A recomendação geral é que o uso de produtos de skincare seja feito na adolescência. “Mas é claro que, em alguns casos, é importante iniciar os cuidados mais cedo, como nos pré-adolescentes que já apresentam acne ou tem pele muito oleosa”, diz.
Quais os riscos de utilizar produtos inadequados no skincare infantil?
A pele das crianças é significativamente diferente da pele dos adultos. Ela é mais fina, tem uma barreira protetora menos desenvolvida e é mais propensa a irritações e alergias. Isso significa que os produtos de skincare infantil devem ser formulados com ingredientes suaves e seguros.
“Pode acarretar o surgimento e a piora das espinhas, o que já é muito comum nessa faixa etária. Além disso, podem surgir queimaduras, alergias e manchas também, isso tudo porque a pele da criança é sensível e delicada, ela absorve muito mais as substâncias químicas”, indica Denise.
A dermatologista alerta sobre o uso de produtos indicados na internet, como ácidos e ativos antiaging. Em geral, esses produtos não são indicados para uso na pele dos pequenos.
Como escolher produtos para o skincare infantil?

Produtos naturais são os mais indicados para iniciar a rotina de skincare
Os cuidados básicos são os mais indicados: limpeza, hidratação e proteção.
“Devem seguir linhas de cosméticos mais naturais, livres de metais pesados, com menos substâncias químicas e hipoalergênicas”, fala.
Rotina de skincare
- Para o período diurno:
Denise Lage: “sabonete neutro para lavar o rosto, hidratante facial no formato de sérum – que tem uma textura mais leve – e filtro solar sempre que estiver exposto ao sol.”
- Para o período noturno:
Denise Lage: “a gente mantém o sabonete neutro, o hidratante e acrescentamos um tratamento para acne, se for necessário.”
Antes de utilizar qualquer produto no rosto, faça o teste de sensibilidade. Aplique uma pequena quantidade no antebraço da criança ou pré-adolescente e observe por 24 horas se há algum tipo de reação alérgica.
Skincare supervisionado!

Faça desse momento um ritual divertido para criar memórias afetivas
Toda tendência tem um lado positivo e com essa não é diferente! Com a devida orientação – médica e parental -, as crianças já estarão habituadas a usar protetor solar – principal passo de qualquer skincare -, vão aprender a limpar e hidratar a pele da maneira correta desde cedo.
“Uma dica bem legal é você participar dessa rotina de skincare infantil com o seu filho e ter esse momento de beleza e autocuidado com eles, estando sempre atentos, tudo precisa ser conversado e observado”, indica Denise.
Sempre procure um dermatologista para orientar o uso e quais produtos utilizar.
E sobre maquiagem, criança pode usar?

Procure por marcas e produtos focados no público infantil
Crianças repetem o que os adultos fazem e, ao observar um adulto aplicando maquiagem no rosto é normal que os pequenos também queiram usar os itens de make.
“É importante que o produto seja indicado para o público infantil e que aplique apenas em situações especiais como aniversários, apresentações ou eventos pontuais, com esses direcionamentos a gente consegue proteger e cuidar da saúde das crianças!”, explica a dermatologista.

Produtos com fórmulas leves para os pequenos