10 mitos e verdades sobre espinha
Desvendamos os mitos e verdades sobre a espinha e o que você pode (ou não) fazer para dar adeus à ela. Spoiler: espremer é proibido!
27/03/2023
Vamos falar sobre ela: a espinha! Muito frequente na adolescência, e às vezes na vida adulta, a acne é uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos. Por ser um quadro bem popular, é comum que surjam muitas dúvidas sobre o assunto, inclusive alguns mitos. Para esclarecer o que é verdade ou mentira em relação às espinhas, convidamos a expert e dermatologista Patrícia Nakahodo. Confira:
Veja Mais
10 mitos e verdades sobre espinha
1. É proibido espremer espinha
Verdade. Essa é a primeira e principal regra. Espremendo o que parece ser uma inocente espinha, você não só está correndo o risco de contaminar a pele com micro-organismos, como pode aumentar o processo inflamatório e também causar manchas e cicatrizes.
2. Chocolate provoca espinha
Mito. O chocolate é comumente culpado pelo aparecimento de espinhas, mas a acusação muitas vezes é injusta. Ele não é o causador da acne, a não ser que você tenha alergia a alguns alimentos como o cacau e o leite.
3. Ficar com o rosto apoiado na mão dá espinha
Verdade. Parece mentira, mas é fato: pessoas que têm o hábito de apoiar a mão no rosto sempre no mesmo lugar podem desencadear acne em áreas específicas. O mesmo acontece com quem usa boné frequentemente ou cabelo com franja. O abafamento da região obstrui os poros e aumenta o aparecimento de espinhas naquela região.

Ao espremer uma espinha você pode aumentar o processo inflamatório e causar manchas e cicatrizes
4. Lavar o rosto com água quente piora a pele
Verdade. Não é indicado lavar o rosto com água quente porque ela retira bruscamente a oleosidade da superfície da pele – o que obriga as glândulas sebáceas a trabalharem mais e mais rápido para repor a substância perdida. O resultado disso é mais oleosidade, ambiente propício para as espinhas.
5. Receitas caseiras funcionam
Mito. Creme dental, máscara com leite e limão, pomada contra assadura… Não existe milagre com alimentos e misturas feitas em casa, pelo contrário, eles podem prejudicar a sua pele e piorar o quadro da acne. Hoje em dia há várias opções de produtos seguros para tratar as espinhas, consulte o seu dermatologista para escolher os melhores para você.
6. Tomar sol seca a espinha
Verdade. A luz do sol mais fraquinha, que aparece antes das 10h e depois das 16h, tem ação anti-inflamatória e de renovação celular, desobstrui a pele e desinflama a acne. Porém, é preciso tomar cuidado com os excessos, pois pode acontecer um efeito rebote: o sol acaba espessando a pele, o que deixa o folículo sebáceo obstruído e propicia a formação de novas espinhas.

Para tratar e evitar a acne, é importante usar produtos específicos para o quadro
7. Vitaminas e suplementos são indicados
Mito. Complexos vitamínicos, corticoides, testosteronas e anabolizantes estimulam ou pioram o quadro de acne. A automedicação e o uso de suplementos sem prescrição médica são agravantes para o surgimento de espinhas na pele.
8. Estresse agrava o problema
Verdade. Em situações de estresse, acontece o aumento da secreção do hormônio ACTH, produzido pela hipófise. Qualquer alteração em seus valores pode interferir no sistema hormonal, causando a acne dias depois de um pico de estresse.
9. Gelo uniformiza o tom da pele
Mito. Colocar gelo no rosto depois da limpeza de pele ou de espremer uma espinha pode dar a falsa sensação de uniformização do tom da pele, já que ele diminui a circulação sanguínea na região. Mas, cuidado: o gelo pode queimar a área ferida e, por causa da vasodilatação, deixar a pele ainda mais avermelhada.

A acne pode ter causas hormonais e ser desencadeada pelo estresse
10. Sua mãe tinha, você vai ter
Verdade. A acne é hereditária, mas o seu grau não é necessariamente o mesmo. Isso quer dizer que, se os seus pais sofreram com espinhas na adolescência, você pode ter também, mas em menor ou maior quantidade.

Produtos para prevenir as espinhas e tratar a pele acneica