- Por Karina Hollo

Quando e como usar o perfume perfeito

Depois de usar a mesma fragrância por duas ou três temporadas, bateu uma vontade de mudar? A gente ajuda a escolher seu novo perfume ideal.

Uma das razões pelas quais as fragrâncias são tão estimulantes é o fato de que elas praticamente são capazes de definir uma pessoa com suas notas de de topo, coração e fundo. Muitas vezes escolhemos um perfume para transmitir nossa personalidade, nossa confiança, nosso estilo e nosso carisma!

 

COMO eleger a fragrância certa para você

Talvez você demore a encontrar uma fragrância para chamar de sua. Mas importante é que fique contente no fim dessa busca. Uma pista é pedir dica para aquela amiga que usa um perfume que você ama, mas ele pode reagir diferente na sua pele, dependendo do seu humor, dos hormônios… “Outra dica é testar novidades de marcas que você já usou e gostou, ou ainda buscar perfumes do mesmo estilo que você já usou, como por exemplo edições de verão, ‘florale’, etc…”, sugere Camila Casemiro.

Passo n#1 QUAIS NOTAS ESCOLHER

Definir as notas que combinam com o seu jeito é a chave para encontrar seu perfume ideal. Também é importante lembrar que as notas de topo de uma fragrância são aquelas que são imediatamente liberadas, enquanto as notas de coração se desdobram após 10 a 15 minutos e as notas de fundo surgem 20 a 30 minutos depois de ter aplicado sua fragrância.

 

Passo n#2 ONDE VOCÊ VAI USAR O PERFUME?

Depois de determinar quais notas funcionam para você, é crucial pensar quando você usará seu novo perfume. Se você está procurando algo para usar no trabalho ou durante o fim de semana, cítricos com toques florais podem ser uma boa pedida! “Isso porque são mais agradáveis e fáceis de usar por se adaptarem bem a qualquer situação, além de transbordarem energia e serem um sopro de vitalidade”, diz Camila.

Passo n#3 QUEM VAI ESTAR À SUA VOLTA?

Ao selecionar um novo perfume, também é essencial levar em consideração a primeira impressão que ele vai causar nos que a rodeiam. Por isso você deve imaginar quais fragrâncias complementam sua roupa e sua personalidade — e funcionam bem com as próximas ocasiões importantes. “Para casamentos ou datas especiais, vale apostar na sofisticação das notas chypre por serem mais marcantes e intensas, e por deixarem um rastro incrível no ar e terem alta fixação na pele”, ensina a expert.

Passo n#4 QUANTO TEMPO ELE VAI DURAR?

Dependendo da ocasião em que você planeja usar seu perfume, você pode precisar de uma fragrância picante e opulenta – caso queira passar uma impressão poderosa que dure o dia todo. “Notas orientais diferentemente das cítricas, duram muito mais e passam essa sensação de poder”, finaliza ela.