- Por Karina Hollo

Perfumes importados cítricos para o verão

Dá para se refrescar com o cheiro certo! Os com bergamota, limão, limão siciliano... são os mais pedidos em terras tropicais. Se jogue!

Você sabia que os perfumes frescos e cítricos estão associados ao bem estar desde a Idade Média? Isso mesmo. “Muitos monges e freiras, especialmente da Inglaterra e Itália, preparavam águas aromáticas com as ervas e os frutos cultivados em seus ‘jardins da saúde’”, conta a perfumista Mônica Rossetto.

Segundo a expert, as “Acqua Mirabillis”, ou águas milagrosas eram indicadas para tratar os males do corpo e de alma. “Elas são ancestrais do clássico ‘EAU DE COLOGNE’, batizado posteriormente com o nome da cidade de Colônia, onde foi produzida em 1709 pelo italiano Giovanni Maria Farina”, diz.

Direto do pé

É possível conseguir todo o frescor de um pomar, pois as fragrâncias podem trazer acordes de frutas como limão, grapefruit, limão siciliano, cidra, laranja, mandarina entre outras. Contudo, a grande estrela é a bergamota.

“Ela é um tipo de laranja não comestível comum na Itália, ingrediente muito utilizado nos perfumes cítricos. Da casca se extrai o óleo essencial de odor cítrico ligeiramente floral, com nuances frutadas”, conta Mônica.

Potência elevada

Com o passar do tempo, nos afastamos dos monges medievais e conquistamos alguns avanços na manipulação de fragrâncias. “Combinadas com novas moléculas à disposição dos perfumistas, existe hoje um leque de opções frescas e vibrantes com diferentes matizes e frescor prolongado”, diz Rossetto.

Isso quer dizer que, além daquele suco de laranja geladinho, você vai poder contar com os perfumes cítricos para animar e refrescar seu verão!

Matando a sede

Para não se sufocar com o calor, vale apostar nas concentrações mais leves. “Queridinhas das brasileiras, as ‘águas’ modernas incluem moléculas inovadoras que criam acordes luminosos e transparentes e prolongam o frescor na pele.

Com uma concentração de perfume menor (varia de 1 a 5%), as ‘águas’, as ‘Eau de Colognes’ e os ‘Splash’ podem ser aplicados no corpo inteiro sem risco de overdose”, garante a perfumista.

Um toque de romance

Se você gosta dos cítricos, mas sente falta de flores para dar aquele toque mais romântico que combina com sua personalidade e com aquela blusa de renda, Mônica dá a dica: “Os acordes frescos cítricos podem ser modificados pela presença de flores frescas e luminosas como o jacinto, lírio e flor de laranja criando os Florais Frescos”.

Frutaria

Agora, caso sua vibe seja mais divertida e adocicada (mas sem o risco de diabetes), as versões mais frutadas, com pimenta rosa e frutas suculentas como lichia, maçã e frutas vermelhas podem ser feitas sob medida.

Frescor sensual

Porém, para subir mais um pouco a temperatura junto com a barra da saia, um acorde suave ambarado musk pode servir de base a essas composições frescas trazendo uma delicada sensualidade sem comprometer o frescor: são os frescos ambarados.

A dois

Mas independente da sua personalidade, se você quer economizar espaço no nécessaire de viagem, siga a sugestão da expert: “Conotações de patchouly, madeiras e notas verdes aromáticas remetem ao cheiro de terra molhada e caracterizam os frescos aromáticos, ideais para compartilhar”.