- Por Gui Takahashi

Perfume para o dia

Cada profissão tem seu dress code e também sua fragrância ideal. Descubra a que combina com seu trabalho.

Antes de passar sua fragrância favorita e sair de casa, lembre-se: no ambiente profissional você compartilha o espaço com outras pessoas. Por isso, a perfumista francesa Fanny Grau diz: “Evite exageros em respeito aos que estarão com você. Fique atenta à quantidade de borrifadas do seu perfume”.

Escolher o aroma que acompanhará você ao longo de todo o dia também não é tarefa tão simples. Mas aqui vão perfumes que combinam com seu trabalho (e talvez, até com seu closet).

 

 Job criativo

Você sempre foi a descolada da turma, nunca curtia os padrões e sempre teve estilo próprio. Matemática, definitivamente, não era seu forte no colégio, já que sua mente criativa queria asas para voar. Na faculdade, você finalmente se encontrou e hoje trabalha com design, moda ou publicidade.

Já que seu ambiente de trabalho provavelmente é menos engomado, Fanny dá a dica: “Florientais e orientais são fragrâncias marcantes que podem combinar com pessoas criativas. Há ainda a família chipre superintensa que ganha novas conotações mais modernas, com toques de flores e frutas. Sem dúvida, são os perfumes mais intrigantes e cheios de personalidade”.

 Ramo tradicional

Mais clássica, seu sonho sempre foi se tornar uma advogada famosa, do tipo que sabe misturar tailleur com animal print e ficar elegante. Ou você pensava em ser uma médica de sucesso, com um jaleco com seu nome bordado e ajudando pessoas.

Ou ainda, ser uma engenheira respeitada era sua meta. Seja no escritório ou no consultório, provavelmente os perfumes amadeirados são para você. “Madeiras são ícones de classe e sofisticação. Usadas sem exagero, podem revelar uma assinatura pessoal e causar uma boa impressão em um ambiente de trabalho, em uma entrevista ou reunião importante”, fala a perfumista.

Emprego casual

No seu trabalho não existe nenhuma exigência quanto ao seu guarda-roupa. No verão, você pode sair de casa com um vestido mais leve sem problema algum — e você adora essa liberdade. Jornalista, profissional de marketing, psicóloga, professora são alguns exemplos.

Nesse caso, a expert francesa recomenda: “Os perfumes florais possuem diferentes nuances e podem ser usados em vários momentos, são curingas. Flores representam as mulheres. Não existem regras, mas sim tonalidades de florais que são recomendadas para o dia ou para noite.

Florais aquosos, transparentes e frutais combinam muito com o cotidiano e com o verão. Florais amadeirados e até Florientais já são um mais intensos, carregando elegância para momentos especiais,
para a noite”.

 Negócio esportivo

Caso você não tenha se encontrado em nenhum dos parágrafos acima, calma. Você sempre foi ativa, inquieta, fitness e, por isso, decidiu abraçar os esportes como profissão. Se seu look de todo dia leva tênis e tecidos leves, e o seu escritório é um ginásio ou uma academia, o perfume que combina com seu pique é cítrico.

“Ele em leveza e frescor, não enjoa o outro. Afinal, profissões com muito contato com os outros, como personal trainers, pedem esse tipo de atenção à fragrância”, finaliza Fanny.