- Por Karina Hollo

Como fazer o perfume durar mais

Todo mundo quer fazer o perfume durar mais... até a noite! Contamos o segredo e outros mistérios sobre fragrâncias.

Quem não ama viver cheirosa? Mas como não dá para andar por aí com um vidrinho de perfume à tiracolo, resolvemos perguntar para a expert francesa em perfumes Emilie Coppermann, master perfumer da Symrise, qual o melhor jeito para fazer o perfume durar mais.

Ela conta esse e alguns outros segredos sobre fragrâncias – incluindo os melhores locais de aplicação para o perfume durar, durar, durar…

 P. Onde aplicar o perfume?

R. “Para o perfume durar mais, recomendo a aplicação nas partes do corpo que mais pulsam e esquentam: pulsos (sem esfregá-los), pescoço, colo e também atrás dos joelhos.

Outro truque de como fazer o perfume durar é reaplicá-lo ao longo do dia, que é a melhor maneira de ficar cheirosa o dia todo.

Mais uma dica que costumo dar é espirrar um pouquinho de perfume na roupa, tomando cuidado com o tecido, para não manchar”, fala Emilie.

 P. Melhor investir em Eau de Parfum ou em Eau de Toilette?

R. Existe, sim, diferença entre eau de parfum e eau de toilette. “Atualmente, muitas marcas incluem notas diferentes nos EDTs e EDPs do mesmo perfume.

Os EDPs são mais intensos e por isso são capazes de fazer o perfume durar mais na sua pele, mas aqui cabe a sua preferência olfativa”, diz Emilie. Até porque, existem perfumes frescos que duram na pele.

“Quanto ao intervalo de aplicação de um e de outro para fazer o perfume durar mais, não há regras. Mas se o perfume for mais intenso, recomenda-se moderação no uso durante o dia.”

P. Quais os maiores erros na hora de aplicar o perfume?

R. “Além de esfregar o perfume nos pulsos, outro erro que pode acontecer, se a sua intenção é fazer o perfume durar mais, é aplicar um hidratante com uma fragrância intensa e, em seguida, aplicar um perfume ‘por cima’.

A combinação dos dois pode não ficar boa. A sugestão é usar um creme da mesma fragrância para potencializar o perfume.”

P. Consigo dar perfume de presente?

R. “Realmente é muito complicado e delicado escolher um perfume para outra pessoa. Não dá pra escolher um perfume para presente baseado só no estilo das roupas… A menos que você já conheça o tipo de perfume que esse alguém gosta.” Aí fica (um pouco) mais fácil. Só assim tem como acertar no perfume para ele, por exemplo.

P. Quais notas combinam com o verão do Brasil?

R. “As mulheres brasileiras são muito femininas, têm um lado sofisticado e pedem um perfume com muito frescor. Flores frescas, frutas suculentas, madeiras mais leves são notas bem interessantes para o verão”, finaliza a perfumista.