Qual a diferença entre os raios UVA, UVB e UVC?
Você á deve ter ouvido sobre proteção contra raios UVA, UVB e UVC - mas você sabe a diferença? Nós explicamos!
24/10/2024
A gente escuta desde criança que é preciso ter cuidado com os raios UVA, UVB e UVC, mas qual a diferença entre eles?
Esses dois tipos de raios são produzidos pelo sol e somos expostos a eles durante todo o dia. Daí já dá para entender a importância do protetor solar. O dermatologista e expert, Amilton Macedo, revela como se proteger deles e quais as diferenças entre cada um.
Veja Mais
Qual a diferença entre os raios UVA, UVB e UVC?
Essas siglas representam ultravioleta A, B e C. “Os raios UVA são constantes durante o dia e representam 95% da radiação que atinge o nosso corpo e rosto. São os responsáveis pelo envelhecimento acelerado, alergias, manchas solares e até câncer de pele”, explica Amilton.
Já os raios UVB são mais superficiais e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão, sensação de ardência e também câncer de pele.
Os raios UVC, por sua vez, são os mais energéticos dos três tipos mas que, felizmente, são bloqueados pela camada de ozônio do planeta.
Como os raios UVA, UVB e UVC afetam a saúde humana?
Os raios são os responsáveis por causar efeitos bastante visíveis e conhecidos, por exemplo, quando vamos à praia ou à piscina, como queimaduras. No longo prazo, podem causar manchas e, em altas incidências, o câncer de pele.
Uma dica legal para lembrar como cada um afeta a pele é focar na última letra, por exemplo, em UVA a última letra representa aging, que significa envelhecimento em inglês, então esse é o raio que representa os danos de envelhecimento.
Já a última letra de UVB representa burn, que significa queimar, e é associado a queimaduras de pele.
Como se proteger dos raios UVA e UVB?
A proteção solar é necessária o ano todo, mas no verão é hora de intensificar.
“O filtro solar deve ser aplicado diariamente e precisa ter FPS superior a 30. Aposte em produtos com toque seco para conter o excesso de oleosidade no rosto ou em filtros com cor, pois, além de substituir a base, o seu pigmento forma uma barreira física”, explica Amilton.
Outra dica é procurar para o corpo filtros solares com potencial hidratante, principalmente, para áreas mais expostas, como mãos, colo, braços e pés. Reaplique a cada duas horas durante as atividades ao ar livre, na praia e piscina.
Maquiagem com proteção solar é suficiente?
Ela é uma grande aliada na reaplicação do protetor solar e também auxilia na proteção contra a luz visível. “Fique atenta nas embalagens para verificar se o produto protege contra os raios UVA e UVB e se possui FPS maior que 15”, alerta o expert.
A maquiagem com proteção solar, como o pó compacto, pode ser utilizada para manutenção do protetor do dia a dia. “Agora, nas atividades ao ar livre, na praia e piscina, a recomendação é fazer o retoque com o protetor solar tradicional”, conta.
Vale lembrar que nenhuma maquiagem substitui o uso do filtro solar. Para que a sua proteção seja ainda mais eficaz, utilize os produtos em conjunto.
Antes da maquiagem, prepare a pele com o seu skincare de costume e aplique o protetor solar em todo o rosto de maneira uniforme.

Os protetores te protegem dos raios UVA, UVB e UVC