Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

Com o verão chegando, começam a falar sobre a importância de se proteger dos raios UVA e UVB, mas você sabe a diferença? Nós explicamos!

A gente escuta desde criança que é preciso ter cuidado com os raios UVA e UVB, mas qual a diferença entre eles? Esses dois tipos de raios são produzidos pelo sol e somos expostos a eles durante todo o dia. Daí já dá para entender a importância do protetor solar. Mas e qual a diferença entre raios UVA e UVB? Chega mais, o dermatologista e expert, Amilton Macedo, revela.

UVA X UVB

Essas siglas representam ultravioleta A e B. “Os raios UVA são constantes durante o dia e representam 95% da radiação que atinge o nosso corpo e rosto. São os responsáveis pelo envelhecimento acelerado, alergias, manchas solares e até câncer de pele”, explica Amilton.

Já os raios UVB são mais superficiais e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão, sensação de ardência e também câncer de pele.

Uma dica legal para lembrar como cada um afeta a pele é focar na última letra, por exemplo, em UVA a última letra representa aging, que significa envelhecimento em inglês, então esse é o raio que representa os danos de envelhecimento. Já a última letra de UVB representa burn, que significa queimar, e é associado a queimaduras de pele.

Proteção necessária

A proteção solar é necessária o ano todo, mas no verão é hora de intensificar. “O filtro solar deve ser aplicado diariamente e precisa ter FPS superior a 30. Aposte em produtos com toque seco para conter o excesso de oleosidade no rosto ou em filtros com cor, pois, além de substituir a base, o seu pigmento forma uma barreira física”, explica Amilton.

Outra dica é procurar para o corpo filtros solares com potencial hidratante, principalmente, para áreas mais expostas, como mãos, colo, braços e pés. Reaplique a cada duas horas durante as atividades ao ar livre, na praia e piscina.

Maquiagem com proteção

Ela é uma grande aliada na reaplicação do protetor solar e também auxilia na proteção contra a luz visível. “Fique atenta nas embalagens para verificar se o produto protege contra os raios UVA e UVB e se possui FPS maior que 15”, alerta o expert.

A maquiagem com proteção solar, como o pó compacto, pode ser utilizada para manutenção do protetor do dia a dia. “Agora, nas atividades ao ar livre, na praia e piscina, a recomendação é fazer o retoque com o protetor solar tradicional”, conta.

Vale lembrar que nenhuma maquiagem substitui o uso do filtro solar. Para que a sua proteção seja ainda mais eficaz, utilize os produtos em conjunto. Antes da maquiagem, prepare a pele com o seu skincare de costume e aplique o protetor solar em todo o rosto de maneira uniforme.

- Por Aline Marchiori