Para que serve o ácido salicílico?

O ácido salicílico é um grande aliado contra a oleosidade e a acne. Quer saber todos os seus benefícios? A dermatologista Taiz Campbell, explica.

Quem nunca ouviu falar do ácido salicílico? O grande aliado contra a acne e oleosidade da pele. Esse ácido é muito poderoso e tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. Quer saber mais sobre benefícios do ácido salicílico e quando inclui-lo na rotina? A dermatologista e expert, Taiz Campbell, revela a seguir. Confira!

Benefícios do ácido salicílico

Ele possui ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, e facilita a renovação celular em forma de esfoliação, melhorando a textura da pele. “O ácido ajuda a fechar os poros auxiliando no controle da oleosidade e acne, e também em patologias, como psoríase e dermatite seborreica”, conta Taiz.

Como é muito poderoso, é preciso tomar cuidado ao utilizar o ácido salicílico. “Não tome sol enquanto estiver com o produto na pele e utilize protetor solar, além disso, é importante o acompanhamento de pacientes com a pele muito sensível”, revela.

Quando usar?

Segundo Taiz, o uso é indicado para pessoas com poros abertos, pele oleosa, acne, doenças e inflamações que fazem a pele ficar espessa, como psoríase, dermatite seborreica, etc.

“Em bula, o ácido salicílico não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Ele também não deve ser utilizado em peles muito inflamadas, irritadas ou infeccionadas”, alerta a expert.

Ele pode ser combinado com outros produtos, mas o ideal é conversar com o seu dermatologista para que ele entenda as suas necessidades e indique o que pode ser associado ao ácido na sua rotina.

- Por Aline Marchiori