O segredo da escova está no chuveiro

Pode acreditar: o primeiro passo de uma boa escova está em como você lava os fios. Vem aprender!

Vamos combinar: escova é um investimento. De tempo, de dinheiro… Para a sua durar, veja só o que fazer dentro do chuveiro e fora dele. E isso inclui o tipo de shampoo, a quantidade de enxágues, o quanto você vai secar os fios com a toalha…

No chuveiro

“O ideal é que a primeira lavagem dos fios seja feita com shampoo neutro, para tirar a sujeira e a oleosidade”, ensina o hair stylist Júnior Carvalho. Então, em seguida, aplique um shampoo específico para  seu tipo de cabelo. “Se tem coloração, use um shampoo para cabelo desidratado, que tenha mais queratina para recompor o fio e por aí vai”, fala.

O condicionador também deve ser direcionado para o seu tipo de cabelo. “Principalmente se você tiver luzes nas pontas, para dar aquela iluminada.” Júnior alerta que o condicionador deve ser muito bem enxaguado.

“Não se deve deixar resíduo nenhum de condicionador. Tem gente que quer deixar um pouco de produto para o cabelo ficar mais macio, mas isso é um equívoco!” Você pode queimar o cabelo!

Cara a cara com a toalha

Hora de classificar a textura dos fios: os seus são lisos, ondulados ou crespos? “Se tem cabelo liso, deve tirar quase 100% da umidade, secar quase totalmente para ele não ficar compacto demais, colado na cabeça depois de escovado. O gostoso da escova é que o cabelo fique soltinho, parecendo comercial de shampoo”, diz Júnior.

Se o cabelo é ondulado, tire 50% da umidade antes de começar a escova. E se for crespo, tire pouca umidade. “Escove meio molhado mesmo, para evitar que ele fique com frizz depois de seco e volte muito rápido.”

E depois…

Para deixar os fios macios e maleáveis, existem os protetores térmicos. Aliás, você jamais deve fazer escova sem esse tipo de produto. “Tem alguns mais leves em spray, em creme para os mais fios espessos. Quem sofre com frizz, porque mora em um lugar úmido, pode apelar para os anti-frizz”, sugere o expert.

Aí, é escolher uma escova de cerdas naturais + cerdas artificiais, para ter mais polimento. “E rodar a escova várias vezes em cada mecha de cabelo”, fala ele. Jato de ar frio para selar a cutícula dos fios e você está pronta!

- Por  Karina Hollo