Penteados: tranças, coques, rabos… sem erro

Dicas e truques de especialista para fazer seus penteados em casa e mudar o look sempre que bater a vontade.

Penteado não precisa ser usado só em festa de casamento, não. Com dicas de expert, finalizador, modelador e alguns acessórios do coração é possível ter um visual diferente por dia, não importa o comprimento ou a textura dos seus cabelos. A gente garante que você vai ficar viciada em mudar o look apenas com ajuda do styling.

Preparação

O bom resultado do penteado está diretamente ligado ao que você faz para preparar os fios antes de prendê-los. “Escolha a textura e a forma que você quer dar ao cabelo. Depois, é só usar as mãos para definir o penteado e prender”, ensina o hair stylist Charles Veiyga.

Ao natural

Para conseguir efeitos naturais e fazer o penteado durar mais, é preciso escolher o produto que chega ao resultado que você prefere. O ativador de cachos dá forma, sem muita estrutura. É o suficiente para quem já tem cabelo ondulado ou cacheado.

Frazer Harrison / Getty Images

 

Volume no último

As mousses estão de volta com tudo, depois de ficarem temporadas paradas nas prateleiras. Elas servem para dar volume a cabelos lisos e definir cachos e ondas. As mais novas não pesam nem deixam os fios grudentos como as da década de 90.

Frazer Harrison / Getty Images

Névoa

Esqueça aquele spray antigo que era usado nas festas e deixava o cabelo rígido. As novas versões, sem brilho, garantem que o look não despenque rapidamente. Use antes de fazer tranças, rabos de cavalo, semipresos ou para desfiar o topo e dar volume.

 

Dimitrios Kambouris / Getty Images

Efeito praia

O spray salino é outro queridinho no mundo da finalização. Pode ser usado tanto para deixar os cabelos soltos com ondas dignas de capa de revista quanto para preparar os fios, dando sustentação para prendê-los. Aplique em todo o comprimento, amasse com as mãos e veja o milagre acontecer.

 

Dê corda

Saber fazer uma trança em si mesma vale ouro. Treine na frente do espelho, puxando os fios para o lado. Aproveite que a trança solta é a mais fácil de fazer e está em alta. “Acrescente ligas da cor do cabelo para prender o final da trança”, diz Charles.

Pascal Le Segretain / Getty Images

Meio preso em alta

O coque samurai (ou half bun) é o preso do momento nas cabeleireiras femininas e masculinas. Natural e moderno, ele não precisa de grandes preparações, pois a graça está no visual “despenteado”. Dê textura aos fios do jeito que preferir. Em seguida, separe uma mecha generosa do topo da cabeça, prenda com um elástico e faça um coque enrolado com os próprios fios.

Grant Lamos IV / Getty Images

 

Prenda-me

Os bons e velhos grampos ainda são necessários para fazer penteados. Quem escolhe é você: se for para deixá-los escondidos, escolha os grampos pretos, pois os dourados têm muito brilho e aparecem até mesmo nas loiras. Se a ideia for mostrá-los, vale até investir em grampos coloridos ou com aplicações.

Elásticos de tecido da cor do cabelo – se você quiser camuflar – ou colorido – se for pra fazer aparecer – também são aliados dos penteados diários. Presilhas de garras em cores neutras e escuras dão uma cara mais arrumada a penteados despretensiosos.

 

Olhos nas costas

Um espelho de mão vai ser seu melhor amigo na hora de finalizar o cabelo. Afinal, é o único jeito de ver o que se passa na parte de trás da cabeça. Fique de costas para o espelho fixo que você usa para se arrumar e posicione o espelho pequeno até ver direitinho como está o penteado. Assim, dá para ir ajeitando até ficar do jeito que você quer.

Prática e perfeição

Se na primeira vez que você fizer um penteado ele já ficar lindo, sorte sua, mas se isso não acontecer, não desanime. O treino leva à perfeição. Que tal você se lançar no desafio “um penteado por semana” até que eles virem parte da sua rotina de beleza?

 

 

- Por Livia Valim