Como combater o frizz

Banhos quentes, secador... Saiba que eles roubam a hidratação dos seus fios, causando o frizz. Ensinamos a contornar a situação, se você não quer o penteado moderninho, com fios arrepiados!

Diz a lenda, quanto mais arrepiado o cabelo, mais perto dos céus (rs). Acontece que quando a temperatura cai, você precisa da cota certa de hidratação para manter seus fios longe dos céus.

Brincadeiras à parte, o combo tempo frio e úmido, típico da chegada das frentes geladas do inverno + falta de hidratação representa a condição ideal para que o frizz reine em seu cabelo, seja ele fino, grosso, liso ou enrolado.

“O cabelo perde hidratação com os banhos mais quentes, excesso de secador, e o resultado é o efeito arrepiado”, fala o hair stylist Ronan Gedeoni. Descubra como evitar.

Menos toalha

Depois de sair do chuveiro, todo cuidado é pouco. O atrito com a toalha de banho é a primeira agressão que faz os fios arrepiarem. Evite. “Melhor tirar a umidade amassando os fios apenas”, ensina Ronan.

Condicione

O segredo para controlar o frizz está ligado à hidratação dos fios. Escolha um produto indicado ao seu tipo de cabelo e aplique o produto do comprimento às pontas, evitando a raiz. “Nessa época em que se usa chuveiro quentíssimo, sempre é recomendável usar produtos ricos em lipídeos – karité, jojoba, abacate, oliva…”

Trate

Se você abusa das ferramentas térmicas, capriche no tratamento para evitar que os fios fiquem porosos. “Não deixe de aplicar leave-in com proteção térmica, sempre, mesmo quando for usar o difusor”, fala Ronan. E faça máscara reconstrutora pelo menos uma vez por semana.

Blinde

Use, sempre que necessário, produtos anti-frizz, que fazem uma camada protetora que impede a saída de umidade. “O anti-frizz ajuda a baixar o arrepiado em dias secos e mantém os fios comportados e arrumados depois da escova, mesmo que dias mais úmidos”, finaliza Ronan. 

- Por Karina Hollo