Hábitos que causam acne

Uma das doenças de pele mais comuns, a acne atinge quase todo mundo em algum momento da vida

A acne acontece quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade excessiva de oleosidade que, ao se misturar com as células mortas da pele, acaba causando a obstrução dos poros. “Então, as bactérias que fazem parte da flora cutânea causam inflamação na região, o que resulta na formação das espinhas”, explica a dermatologista Valéria Marcondes.

No gatilho

Saber o que pode piorar o quadro acneico ajuda, e muito, na prevenção, controle e tratamento da condição. Para quem sofre com acne, por exemplo, é importante evitar alimentos gordurosos. “O ideal é apostar em alimentos que auxiliam no combate do quadro acneico como agrião, espinafre, brócolis e couve, ricos em clorofila, que ajuda a fazer um detox do trato digestivo e da corrente sanguínea”, diz a especialista.

Tratamento secativo da acne

O tratamento consiste na higienização correta da área afetada duas vezes por dia. Também vale usar cremes e loções com substâncias como o peróxido de benzoíla e ácido retinóico. “O dermatologista também pode recomendar secativos e cosméticos concentrados para o tratamento de áreas específicas”, diz Valéria.

Hidratação necessária

Além disso, é essencial também o uso de hidratantes leves com ativos que atuem no controle da oleosidade e um fotoprotetor para evitar a formação de manchas e cicatrizes. “Em casos mais graves, o médico pode prescrever antibióticos orais e tópicos para o tratamento da condição, como a isotretinoína.”

 

- Por Karina Hollo