Como evitar espinhas depois de usar make

Quando bater a preguiça de tirar a make, pense duas vezes - ou você poderá ter acne

Limpar o rosto completamente depois de usar make é importante para evitar a obstrução dos poros, fator que favorece o aparecimento de acne. E não vale só lavar o rosto: o sabonete não é capaz de eliminar todas as impurezas.

PASSO 1: Demaquile

O demaquilante ajuda a remover os resíduos de maquiagem e poluição, que são prejudiciais à pele. Está em dúvida sobre qual escolher? Loção, gel e espuma retiram os resíduos mais leves da pele, como restos de batom, blush e sombra em pó.

Porém, para remover produtos de longa duração e à prova d’ água, procure demaquilantes específicos: creme é ideal para pele madura ou ressecada; demaquilante bifásico não é indicado para peles acneicas ou oleosas e água micelar é uma ótima opção para peles sensíveis.

PASSO 2 Lave

A escolha do sabonete deve ser baseada no tipo de pele. Se a sua é oleosa, procure por extratos anti-inflamatórios e ativos adstringentes como hamamélis, camomila, menta piperita, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, triclosan, extratos cítricos.

PASSO 3 Esfolie

A esfoliação deve entrar na rotina de duas a três vezes por semana, para ajudar na renovação celular e melhorar a penetração dos ingredientes hidratantes.

“Prefira um com ativos naturais e aplique na pele molhada, após lavar com o sabonete, massageando com movimentos circulares”, indica a dermatologista Valéria Marcondes.

PASSO 4 Tonifique

A última etapa do ritual de limpeza é a tonificação. Além de complementar a limpeza e a retirada de resíduos, eles recuperam o pH da pele. As peles oleosas pedem loções adstringentes com pequena porcentagem de álcool.

 

- Por Karina Hollo