Bacne: como lidar com espinhas nas costas

Acne nas costas, apelidada de Bacne nos EUA, exige cuidado redobrado, principalmente no calor.

Ela ganhou o apelido internacional de “Bacne” (back + acne), depois que celebridades de Hollywood, como a Kendall Jenner, aparecerem com espinhas na região. Ui! “Há uma ligeira diferença entre a acne facial e corporal”, explica a dermatologista Thais Pepe.

A pele nas costas tem poros maiores do que os poros faciais – e muito mais propensos a ficarem entupidos. “Por isso, é melhor procurar produtos especificamente desenvolvidos para o corpo para tratar o problema, mas com o mesmo cuidado que temos no rosto”, continua a médica.

Bacne adulta

De acordo com a médica, a acne nas costas não atinge apenas adolescentes e também é comum na fase adulta. “Para quem treina pesado, a automedicação com anabolizantes para hipertrofia muscular e fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos, usadas em concentrações elevadas para obtenção de massa magra de forma mais rápida, nem sempre são saudáveis para o organismo e estão ligadas ao aparecimento de acne nessas regiões”, afirma.

Bacne X projeto biquíni

É melhor evitar a acne do que deixar de ir à praia, certo? Felizmente, há algumas maneiras de evitar que as espinhas entrem em erupção. “Na academia, opte por roupas soltas, brancas e 100% algodão. O algodão absorverá todo o suor e óleo produzido nas costas, prendendo-o em suas roupas em vez de seus poros e o branco reduz o risco de irritação de corantes artificiais”, fala Thais.

Além disso, não espere chegar em sua casa para tomar banho. “O suor que se acumula entre roupas de pele e ginástica pode despertar bactérias causadoras de acne”, analisa Thais. “O ideal é tomar banho logo após o treino para destruir o suor e as bactérias antes de tapar os poros.”

Ah! Jamais esprema as espinhas. “Apertar ou manipular as espinhas aumenta as chances de formação de uma cicatriz ou mancha – principalmente em estações com radiação solar mais elevada. E essas cicatrizes podem gerar a necessidade de um tratamento muito mais prolongado e mais custoso para esse paciente”, afirma a médica.

Tratamento certeiro

O uso de produtos secativos, à base de ácido salicílico e peróxido de benzoíla, são indicados para tratar o problema. “Muitas vezes, os tratamentos em consultórios com uso da luz de LED nos tons de azul (bactericida) ou Infrared (para acalmar e ajudar na cicatrização) são indicados juntamente com vários procedimentos que ajudam a controlar a oleosidade”, diz ela.

Como o tipo de pele influencia no tratamento — e a causa multifatorial deve ser investigada — o melhor a fazer é sempre procurar um dermatologista. “Além da característica da pele, processos hormonais ou hábitos de vida comprometidos com poucas horas de sono, estresse, tabagismo e cuidados inadequados com a pele e a alimentação contribuem para o aparecimento da acne”, afirma a médica.

Ativos poderosos

Para começar, use um sabonete líquido com Ph balanceado e procure fórmulas com ativos como a vitamina A para incentivar a renovação celular, além de antioxidantes nutritivos e extratos com ação hidratante. Uma boa esfoliação corporal, com ativos calmantes e hidratantes, é essencial para ajudar a estimular a renovação da pele e desbloqueio dos poros.

De olho no condicionador e no protetor solar

Reconsidere o uso de produtos perfumados de lavanderia. Os detergentes com fragrâncias, como amaciantes de roupas, por exemplo, podem causar uma maior irritação e secura na superfície da pele, o que pode desencadear a inflamação.

Escolha seus produtos de beleza com cautela. “Shampoo, condicionador de cabelo e produtos de tratamento contêm uma variedade de ingredientes comedogênicos, incluindo lauril e sulfato de sódio”, afirma a médica.

Esses ingredientes, juntamente com protetores solares e produtos de cuidados com a pele que contêm lanolina, petróleo/petrolato e derivados de silicone, também podem causar irritação da pele. Produtos como mousse, gel e spray de cabelo merecem uma atenção especial.

 

Sem espinhas

Dê adeus à acne que está em seu corpo com nosso produtos

https://www.belezanaweb.com.br/granado-granaderma-sabonete-em-barra-para-acne-90g?q=27843

https://www.belezanaweb.com.br/korres-manjericao-limao-locao-esfoliante-corporal-150ml?q=31828

https://www.belezanaweb.com.br/the-body-shop-wild-argan-oil-locao-hidratante-corporal-250ml?q=45373

https://www.belezanaweb.com.br/neutrogena-sun-fresh-fps-60-protetor-solar-200ml?q=30448

 

- Por Karina Hollo