Guia prático para iniciantes no skincare

O dermatologista e expert Dr. Amilton Macedo lista os passos essenciais para uma rotina de skincare

Você não precisa começar seu ritual de cuidados com a pele seguindo as rotinas da moda, como as de k-beauty e j-beauty, que são complexas e chegam a ter até 10 passos. Decidimos simplificar e te ensinar com as dicas do Dr. Amilton Macedo o que realmente é essencial.

Limpeza específica

“Comece limpando a pele. Sempre me perguntam no consultório se é melhor fazê-la dentro do chuveiro ou depois. Na minha opinião, tanto faz. O mais importante é escolher produtos específicos para sua pele”, explica o médico.

Se tiver a pele mais seca, procure sabonetes suaves, com poder hidratante. Se a pele for oleosa, prefira produtos com propriedades anti-oleosidade.

limpeza da pele

Limpeza da pele

Hidratação sem falta

Com a pele já limpa, você pode usar um tônico facial. E o próximo passo então, é hidratá-la também com produtos específicos. Hidratar o rosto pode evitar a descamação, irritação, em peles secas ou a oleosidade excessiva em peles já oleosas, porque a falta de hidratação pode levar ao efeito rebote.

Pele hidratada

Pele hidratada

Proteção essencial

Por fim, um dos passos mais importantes é usar o protetor solar. “O Brasil é o segundo país com maior incidência de câncer de pele no mundo. Nos proteger do sol deve fazer parte da rotina diária, mesmo se não estivermos em áreas com exposição direta ao sol”, diz Amilton.

Segundo ele, pessoas que não possuem problemas com manchas, podem escolher um protetor com cor ou sem. Já quem tem melasma ou muitas manchas deve optar pela proteção com cor, que possui óxido de ferro e rebate a luz visível (aquela que sai dos eletrônicos, como computador ou celular) que pode piorar muito essa condição.

“Devemos prestar atenção a reaplicação do protetor solar, que é tão importante quanto a aplicação. É necessário aplicar pelo menos três vezes por dia. Existem protetores solares em forma de pó compacto, que facilita e muito a reaplicação por cima da maquiagem”, indica.

protetor solar

Protetor solar

Se, com esses cuidados básicos, mesmo assim você tem manchas frequentes, irritação, coceira ou acne de repetição, é o caso de procurar um dermatologista para um tratamento mais específico.

 

- Por Maria Clara Serpa