Principais dúvidas sobre proteção solar

Qual quantidade aplicar? Como escolher? Quando retocar? Chega mais, respondemos essas e outras dúvidas sobre proteção solar!

 

Entra ano, sai ano e as dúvidas sobre proteção solar só aumentam. E isso ficou ainda mais forte depois que a atriz Gwyneth Paltrow postou na internet um vídeo da sua rotina de skincare, no qual ela aplica bem pouco protetor no rosto. Mas, será que ela está certa?

Para responder essa e outras dúvidas sobre proteção solar, convidamos a dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo. Confira!

 

Quantidade ideal

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade ideal é de uma colher de chá para o rosto, pescoço e colo.

“Parece muito, mas essa quantidade deve ser distribuída por essas três partes. Nós indicamos ainda que caso a pessoa tenha manchas e fique mais exposta a luz solar e azul, de celulares e computadores, que utilize um filtro com cor”, revela.

Patrícia ainda indica para as suas pacientes aplicar primeiro um filtro sem cor na quantidade de uma colher de chá, esperar secar e, por cima, aplicar um filtro com cor ou uma base. “Desta forma, você faz também uma barreira de proteção pela cor”, explica.

Quando reaplicar?

O indicado é a cada duas horas, principalmente, se estiver muito exposta ao sol. Caso não consiga reaplicar, existem versões de filtro solar em pó compacto que ajudam a retocar a maquiagem e a proteção.

Qual escolher?

Na hora de escolher o protetor solar ideal, é importante que ele tenha um FPS de, no mínimo, 30. “Além do FPS 30, veja no rótulo se ele possui proteção para radiação UVA, UVB e luz visível”, indica.

Com essas informações em mãos, é importante também entender o seu tipo de pele. Se ela é oleosa, tem acne, é sensível etc. Isso o dermatologista pode orientar para que você escolha o protetor com a textura ideal.

- Por Aline Marchiori