Principais dúvidas sobre proteção solar
Qual quantidade aplicar? Como escolher? Quando retocar? Respondemos essas e outras dúvidas sobre proteção solar. Veja!
12/09/2023
A proteção solar é uma das etapas fundamentais no skincare, afinal, é ela quem protege a pele dos efeitos dos raios solares, que podem causar manchas, ressecamento, estimular o excesso de oleosidade e até causar câncer de pele. Para responder todas as suas dúvidas sobre o tema, convidamos a dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo. Confira!
Veja Mais
Dúvidas sobre proteção solar
Qual quantidade de protetor solar usar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade recomendada é de uma colher de chá para o rosto, pescoço e colo. “Parece muito, mas essa quantidade deve ser distribuída por essas três partes”, diz Patrícia.
Protetor com cor ou sem cor?
“Nós indicamos ainda que, caso a pessoa tenha manchas e fique mais exposta a luz solar e azul, de celulares e computadores, que utilize um filtro solar com cor”, explica a dermatologista.
Quanto ao modo de uso, a expert orienta aplicar primeiro um filtro sem cor na quantidade de uma colher de chá, esperar secar e, por cima, aplicar um filtro com cor ou uma base. “Desta forma, você cria uma segunda barreira de proteção com o pigmento”, afirma.
Quando reaplicar a proteção solar?
O indicado é a cada duas horas, principalmente, se estiver muito exposta ao sol. Caso não consiga reaplicar, existem versões de filtro solar em pó compacto que ajudam a retocar a maquiagem e a proteção.
Qual escolher?
Na hora de escolher o seu protetor solar, leve em consideração o seu tipo de pele, se ela é oleosa, seca, acneica ou sensível, por exemplo, e é importante que ele tenha um FPS de, no mínimo, 30. “Além do FPS 30, veja no rótulo se ele possui proteção para radiação UVA, UVB e luz visível”, indica a expert.
Consulte o seu dermatologista para que ele indique o melhor protetor solar para o seu quadro!