Guia de clareador de manchas: de acne, sol, melasma e mais
Recupere o tom uniforme da pele entendendo um pouco mais sobre os cremes clareadores de manchas e a prevenção delas
29/04/2025
Sejam elas causadas por acne, exposição solar ou hormônios, a pele não-uniforme é tratável e os clareadores de manchas são seus grandes aliados nessa.
Junto com uma médica, elaboramos um guia completo para te ajudar a entender as causas delas, como montar uma rotina anti-manchas, como preveni-las e tratá-las da maneira mais segura possível.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
Por que surgem as manchas?
Uniformizar manchas está relacionado tanto às manchas escuras, hiperpigmentadas, quanto às mais claras, manchas hipopigmentadas, que surgem devido a diversos fatores:
- Disfunções hormonais
- Exposição ao sol sem proteção
- Uso de medicamentos
O processo faz com que os melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação da pele com a melanina, funcionem de forma desregrada, com o objetivo de protegê-la, e causem as diferenças de tons em pontos localizados.
@cetaphilbrasil Testei a nova linha Healthy Radiance e amei o resultado! 🩷 #CetaphilHealthyRadiance #GlowUpCetaphilCetaphilBrasill
Guia de clareador de manchas: de acne, sol, melasma e mais
Os lugares com mais recorrência de manchas é o rosto, o colo e as mãos, as partes que costumam ficar mais expostas no dia a dia. Os cremes anti-manchas contêm ativos que podem agir tanto superficialmente, na uniformização da diferença de tom, quanto nos melanócitos para regular seu funcionamento, além de estimular a renovação celular da pele.
1- Escolha um uniformizador
“Muitas vezes temos que lançar mão do uso de um clareador de manchas e ativos específicos que ajudem no combate à pigmentação, porém de forma mais comedida no verão”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo.
Vale entender seu tipo de mancha – melasma, acne ou sol – e procurar por ativos como vitamina C, arbutin, ácido kójico e niacinamida.
Como tirar manchas do rosto está entre as TOP 3 reclamações nos consultórios dermatológicos, principalmente se você está na fase Tirar manchas: tirar manchas do rosto se torna uma preocupação a partir dos 30 anos. dos 30.
2- Invista na fotoproteção
Grande parte das manchas no rosto, nas mãos e em demais locais do corpo é causada pela exposição ao sol sem a devida proteção. Mesmo em dias nublados, o ambiente recebe a incidência de raios UVA, os responsáveis pelo envelhecimento da pele com manchas escuras e rugas.
O protetor solar facial não é exatamente um jeito de tirar manchas já existentes no rosto, mas é prevenção, especialmente para as peles com tendência ao melasma.
“Proteção solar é indispensável, sempre”, avisa Patricia. “Para o uso diário, pode vir em formulações junto com componentes hidratantes. Mas numa exposição prolongada, melhor o uso de filtros prontos com FPS no mínimo 30.” Portanto, use, no mínimo, um protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 para cima: esse número garante que, quando exposta aos raios UVA, a pele fique 30 vezes – ou mais- protegida dos danos.
3- Esfolie
Esfoliante facial é importante no tratamento de peles acneicas e oleosas, e segue o mesmo princípio da prevenção.
No caso de peles já manchadas, a esfoliação serve para acelerar a renovação celular e trazer uma pele mais uniforme com o passar do tempo.
4- Tratamentos descamativos
Os retinóides e cremes de vitamina A também ajudam a tirar manchas do rosto e previnem a acne. Mas, peles sensíveis devem tomar cuidado com esses, já que podem causar descamação e vermelhidão a curto prazo.
Outra alternativa segura e não irritante são os peptídeos, que estimulam uma resposta imune para reconstruir e melhorar o colágeno ao longo do tempo.
5- Lave o rosto pela manhã
Muitos cremes uniformizadores noturnos são formulados com ácidos específicos para serem utilizados à noite, já que eles são fotossensíveis, ou seja, oxidam em contato com a luz e provocam o escurecimento da pele.
Durante o dia, opte por clareadores diurnos com ativos próprios para serem utilizados à luz natural ou artificial, como a niacinamida.
Mas lembre-se: seu médico é o melhor profissional para identificar o tipo de mancha que a sua pele possui e direcionar o melhor tratamento a ela.
Como montar uma rotina de skincare anti-manchs?
1 – Após remover a maquiagem com o demaquilante, lave a pele com o sabonete indicado para o seu tipo de pele tanto pela manhã quanto à noite. Seque-a com a toalha de maneira suave
2 – Tonifique a pele com um adstringente ou tônico facial. Eles garantem a limpeza completa dos poros para que a pele possa absorver o máximo dos ativos presentes nos clareadores.
3 – Aplique o clareador de manchas com foco nas áreas mais afetadas pelas diferenças de tons e massageie com a ponta do dedo anelar até a completa absorção pela pele. Se for um clareador de uso diurno, complete com o uso do protetor solar com FPS 30 ou mais.

Melasma, manchas de acne e sol, podem ser solucionadas