- Por Karina Hollo

Tirar manchas

Tirar manchas: tirar manchas do rosto se torna uma preocupação a partir dos 30 anos. Veja como deve ser sua rotina de beleza nessa fase.

Você chegou aos 30 e poucos anos — fase de batalhar na carreira, continuar na busca do homem ideal (caso você ainda não tenha achado o seu)… Acontece que também é a fase de o metabolismo ficar mais lento e da renovação celular cair, abrindo as portas para a opacidade facial e para as manchas (Oh, céus! Como tirar manchas do rosto ). Ah! A produção de colágeno também passa a cair — 1% ao ano –, dando lugar às primeiras rugas. A pele pode parecer repentinamente mais sensível… E aí você se pergunta: como lidar?

1 Eleja um produto clareador

Como tirar manchas do rosto está entre as TOP 3 reclamações nos consultórios dermatológicos, principalmente se você está na fase dos 30. “Muitas vezes temos que lançar mão do uso de um clareador de manchas e ativos específicos que ajudem no combate à pigmentação, porém de forma mais comedida no verão”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo. Vale procurar por vitamina C (veja os benefícios vitamina C pele), arbutin, ácido kógico.

2 Invista na fotoproteção

“Proteção solar é indispensável, sempre”, avisa Patricia. “Para o uso diário, pode vir em formulações junto com componentes hidratantes. Mas numa exposição prolongada, melhor o uso de filtros prontos com FPS no mínimo 30.” Ok, usar protetor solar facial não é exatamente um jeito de tirar manchas do rosto. Mas é prevenção!

3 Esfolie

Esfoliante facial costumava servir para tratar a acne. Mas, nessa fase, ele serve para turbinar a renovação celular. O segredo é fazer duas vezes por semana para manter a pele fresca e brilhante. Veja mais razões para esfoliar o rosto.

4 Ative a produção de colágeno

O próximo desafio é turbinar a produção de colágeno (veja colágeno para uma pele firme). E nada faz isso melhor do que retinóides (veja 4 razões para usar retinol na pele). Bônus: cremes de vitamina A também ajudam a tirar manchas do rosto e tratam a acne — mas podem causar descamação e vermelhidão a curto prazo. Outra alternativa segura e não irritante são os peptídeos, que estimulam uma resposta imune para reconstruir e melhorar o colágeno ao longo do tempo.

5 Foque nos olhos

Simplesmente não dá mais para ficar sem passar creme para a área dos olhos. A pele dessa região, fina, é a primeira a mostrar linhas — pés de galinha! — e sinais de fadiga. Bolsas e olheiras (veja como eliminar olheiras para sempre) são outro problema comum nessa fase. Procure por peptídeos, ácido hialurônico e antioxidantes. Para o inchaço, cremes contendo cafeína podem contrair a região para um olhar mais firme.

6 Aplique máscara

“Há uma infinidade de opções: máscara facial para hidratação, tensora, secativa. E o efeito é imediato”, diz Patricia. Mais um ponto positivo: ninguém precisa ficar mascarada. Há máscara facial descartável, de tempo de ação curto, transparente… (Veja máscara facial: o jeito certo de usar)