- Por Karina Hollo

Cabelo lindo na temporada de sol

Como proteger os fios das agressões causadas pelo sal, pelo cloro, pelos raios UV e pelo vento? A gente conta!

O verão é tudo de bom, mas… maltrata o cabelo! O sal do mar resseca, o cloro da piscina esverdeia, os raios UV queimam, o vento turbina o frizz à última potência. Como lidar?

Filtro UV + condicionador

A água salgada do mar tem alto teor alcalino e os raios solares UVA e UVB potencializam o ressecamento da fibra do fio”, fala o hair stylist Charles Veiyga. Por isso é tão importante, antes de ir à praia ou cair na piscina, proteger os cabelos.

Uma dica muito fácil: antes de ir para qualquer um dos dois, molhe bem os cabelos (não lave, somente molhe), depois aplique um protetor solar em spray que tenha proteção contra efeitos nocivos do sol. “Em seguida, aplique um condicionador e penteie bem, assim seu cabelo terá uma enorme camada de proteção dos raios solares e da água do mar”, sugere Charles.

 

SOS piscina para loiras

Mesmo blindando seus fios com a mistura acima, Charles faz um alerta extra sobre mergulhos na piscina se você é loira. “A água da piscina tem cloro, componente necessário para neutralizar as bactérias e conservar a limpeza da água”, fala Charles.

O problema é que, além de ressecar, ele penetra intensamente nos fios porosos, principalmente nos cabelos loiros. “Por isso, se o cabelo estiver muito poroso, aconselho não molhar muito na água da piscina”, fala Charles. Vale investir em tratamento de hidratação e reconstrução durante os meses de verão, também.

Morenas liberadas

Os fios escuros naturais são mais saudáveis. “Então, neles valem os cuidados com o kit leave-in + condicionador.

Ruivas em perigo

Já as ruivas precisam se cuidar. “Os pigmentos vermelhos se soltam com maior facilidade nos mergulhos na água do mar e da piscina. Por isso, precisam de cuidados especiais e retoque da coloração seguidamente. É necessário usar shampoos especiais de manutenção e hidratação da cor”, diz ele.