- Por Fran Vergari

Cuidados com o cabelo no verão

A vida fica muito mais divertida. Mas as madeixas... Não há fio que escape do ressecamento, certo? Errado.

A água do mar e o cloro da piscina acabam com os fios. Mas tudo tem jeito: “Para evitar danos excessivos, use um shampoo, condicionador e leave-in ou creme para pentear que tenham protetor solar, de preferência em gel ou creme, que criarão uma camada de proteção mais intensa sobre a fibra capilar”, explica Charles.

Cuidados redobrados

Uma vez por semana, ou a cada 15 dias, é recomendada uma hidratação mais intensa, feita no salão ou em casa: “O cabeleireiro analisa o estado do cabelo e direciona o tratamento que ele precisa naquele momento.

Se for fazer em casa, procure máscaras mais concentradas, com queratina, aminoácidos e proteínas. E no dia a dia use shampoo e condicionador de tratamento para repor as vitaminas”, recomenda o expert.

Como eu vou?

É claro que você pode usar qualquer cor de cabelo no verão. Mas se quiser mudar, veja a dica do hair stylist: “Evite o vermelho, pois o tom solta o pigmento muito rápido com as lavagens, desbotando mais rápido.

As melhores nuances para essa temporada são os loiros, os marrons e os castanhos”.

Loira arrasa quarteirão

É verdade que o loiro dá muito mais trabalho, principalmente nessa época do ano. Mas, segundo Charles, é o tom que ilumina o rosto: “Ele nunca sai de moda.

Mesmo os cabelos naturais vão ficar mais claros por causa do sol. Prefira as nuances mais frias, mais cinzas, pra não ficar com aquele cabelo amarelado, laranja”.

Cortes e penteados

Os cortes em alta são os que podem ser usados com a textura natural do cabelo. “Evite ao máximo agredir os fios com química, chapinha ou secador. O verão e o sol já agridem muito a fibra”, diz o expert.

Vale escolher um look curto, médio ou mesmo longo. “Nos lisos, use os fios mais retos para dar um caimento equilibrado. Já os ondulados, em camadas, para ter volume controlado e ondas naturais”, sugere Charles.