Como fazer o bronzeado durar o verão todo

Sim, o sonho do bronzeado que dura o verão todo pode ser realizado. Basta incluir alguns hábitos no seu dia a dia!

Se você todo verão faz de um tudo para pegar uma corzinha, mas em uma semana ela já vai embora e o “tom de escritório” volta para a sua pele, keep calm. É possível, sim, fazer o bronzeado durar o verão todo – ou boa parte dele.

A dermatologista e expert Denise Lage, revela os seus truques para ter um bronzeado bonito e duradouro. Confira!

Aliados do bronze

Os hábitos são tudo na vida de quem deseja ter um bronzeado duradouro. “A alimentação é um fator importante, um mês antes da exposição solar é interessante incluir no cardápio alimentos ricos em Betacaroteno, que são os de coloração vermelha e alaranjada, como melancia, tomate, laranja, mamão, ou alimentos verde-escuros, como brócolis, espinafre, entre outros”, explica Denise. Esses alimentos auxiliam na formação da melanina e diminuem os danos causados pela radiação solar.

A nossa expert ainda indica a suplementação com Betacaroteno de 20 a 30 dias pré-verão, que deve ser recomendada pelo seu dermatologista.

Bronzeado gradual

Um bronzeado só é saudável se ele for adquirido de maneira gradual e com proteção. “A cor que vem de uma queimadura solar, caracterizada pela vermelhidão e ardência na pele, não tem jeito, vai descascar”, conta a dermatologista. Agora, se você se expôs ao sol direitinho, com proteção solar adequada, repassando o filtro após piscina, mar e prática de exercícios físicos, o bronzeado vai durar mais tempo.

Uma dica da expert é usar no início do verão os autobronzeadores. “Eles agem promovendo uma reação química na pele, na qual é gerado um pigmento chamado melanoidina, que acaba tingindo a queratina e, quando você tem esse pigmento externo, reforça a proteção da pele contra a queimadura solar”, explica.

Vale lembrar que o autobronzeador não exclui o uso do protetor solar, eles apenas turbinam o bronzeado e ajudam a proteger a pele.

Hidratação: ativar!

Ela é essencial durante o verão e, principalmente, depois, quando a pele está bronzeada. Portanto, abuse dos hidratantes. “Ao sair do banho, antes de secar completamente, aplique bastante hidratante na pele ainda úmida”, indica Denise.

Evite tomar banho quente, pois ele resseca a pele e diminui a duração do bronzeado. A hidratação via oral também é mais do que necessária, portanto, abuse da água, água de coco e sucos naturais.

“Costumo manipular bastante óleo corporal para os meus pacientes, como o óleo de semente de uva ou de coco, para que seja aplicado após o hidratante corporal, pois eles potencializam a hidratação e ainda valorizam o bronzeado”, finaliza Denise.

- Por Aline Marchiori