Como fazer a cor do cabelo durar

Um sonho: ter o cabelo com a cor vibrante para sempre, como se tivesse acabado de sair do salão. Saiba como manter o tom com essas dicas!

Compartilhar:

Você decide mudar a cor do cabelo, escolhe o tom com cuidado, investe seu tempo indo até o salão… Depois de todos esses cuidados, é importante que o tom dure bastante tempo nos fios, não é mesmo? O hair stylist e expert Eron Araújo conta como evitar o desbotamento precoce!

Como fazer a cor do cabelo durar

Atenção à temperatura da água

Evite lavar o cabelo com água muito quente, prefira morna ou fria. Para começo de conversa, a água quente resseca os fios e estimula a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, oxida os pigmentos amarelados e desbota os avermelhados. Já a água fria agride menos o cabelo e conserva o brilho.

Lave com suavidade

Use sempre um shampoo com ação antioxidante e pH baixo. Procure essas informações na embalagem! Linhas para cabelos coloridos são mais suaves e selam as cutículas. Assim, você mantém o pigmento por mais tempo dentro da fibra. “Geralmente, os shampoos para cabelos coloridos lavam os fios suavemente e preservam a cor. Shampoos com pH alto, mais adstringentes, podem não só remover o tom, como também ressecar a fibra”, orienta Eron.

Finalizadores são aliados

Sempre aplique protetores térmicos nos fios antes de usar ferramentas térmicas, como secador, chapinha ou modelador de cachos. Caso contrário, além de maltratar a fibra, deixando-a ressecada, vai também oxidar a cor e acabar com qualquer possibilidade de brilho.

Leave-ins com proteção solar também são fundamentais, pois os raios UVB e UVA provocam o desbotamento da cor. Se o seu cabelo for fino, prefira os produtos em spray. Se for seco, cacheado ou ondulado, vale apostar nas versões em loção ou cremosas.

Tratamento é tudo

Aplique, pelo menos uma vez por semana, uma máscara hidratante específica para fios coloridos. Além de selar a cutícula, ela cristaliza a fibra, aderindo melhor o pigmento no fio. Assim, a cor terá mais durabilidade.