Como escolher o shampoo certo

Se você não sabe como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo, chega mais, a dermatologista Luciana Passoni ajuda!

Um dos primeiros passos para a saúde dos fios é saber como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo. Para isso é necessário conhecer o seu tipo de fio e saber as necessidades dele, por exemplo, ele é seco, oleoso, sem brilho etc.

A dermatologista e expert, Luciana Passoni, revela que o melhor shampoo é aquele que limpa sem ressecar os fios e sem deixar o couro cabeludo oleoso. Para ajudá-la a entender como escolher o shampoo certo para os seus fios, Luciana revelou o tipo ideal para cada tipo de cabelo. Confira!

Cabelo liso

A expert revela que como esse tipo de cabelo já é mais hidratado que os demais, normalmente não precisa de tantos nutrientes e hidratantes. “Preste atenção no rótulo, se o shampoo é para cabelo fino ou grosso e, para não pesar, evite o excesso de proteínas na fórmula”, indica.

Cabelo cacheado

É um tipo de fio que se não tiver os cuidados necessários pode ficar sem vida. “Opte por shampoos com proteínas, pantenol e sempre complemente com uma máscara hidratante” conta.

Cabelo oleoso

“Se não houver dermatite, que é a descamação do couro cabeludo, opte por um shampoo antirresíduos com ativos como arnica, chá verde, menta etc. Mas se houver descamação, o ideal é conversar com o seu médico para que ele indique o shampoo ideal”, explica.

Cabelos tingidos

A dermatologista conta que esse tipo de cabelo é naturalmente agredido na troca de cor, por isso, tem tendência a ser mais quebradiço. “O ideal é reforçar a reposição de nutrientes para renovar a fibra capilar. Prefira produtos com aminoácidos”, revela.

Vale lembrar que cada caso é um caso e as escolhas podem variar muito, portanto, converse com o seu dermatologista para que ele indique o tratamento adequado.

- Por Aline Marchiori