- Por Karina Hollo

Como descobrir seu tipo de cacho

Decodificar seu tipo de cacho pode ser difícil, já que várias texturas diferentes podem existir em uma única cabeça. Descubra sua curvatura.

Seu tipo de curvatura é determinado pela forma do folículo de onde seu cabelo cresce, sabia? Quanto mais esférico, menos ondulado, quanto mais plano, cacho mais apertado. É o bulbo que determina se o seu cabelo se curva ou se arremessa em espirais.

Para identificar sua forma e padrão de curvatura (ou padrões), o primeiro passo é molhar o cabelo: 1 é para lisas; 2 para onduladas; 3 para cacheadas e 4 para crespas. As sub-classificações de A a C mostram a largura ou o diâmetro do seu padrão de ondas ou curvas. “O bacana de identificar seu tipo de cabelo é que você vai saber melhor em entender como cuidar de sua textura”, fala o hair stylist Ronan Gedeoni.

 

Tipo 2: ondulado

As ondas de tipo 2 são flexíveis, podem ser finas ou grossas e caem num padrão S.

 

2 A

É muito fácil de alisar. Quem tem essa textura precisa tomar cuidado para os produtos não pesarem nos fios, tirando todo o balanço. As ondas

2 A não têm volume na raiz – como as de Kate Hudson. Ronan sugere usar mousse à base de água para adicionar um pouco de balanço na base e fazer com que o cabelo pareça mais fofo e cheio.

2B

São lisos na raiz com ondas em forma de S a partir da altura das orelhas, como Salma Hayek. Os fios são mais espessos em diâmetro do que um 2A e é mais difícil de alisar. “Para turbinar suas ondas naturais de surfer babe, use spray de sal”, fala Ronan.

2C

As ondas 2C são grossas e mais suscetíveis a frizz — e começam nas raízes. Lorde é o exemplo perfeito desse tipo de cabelo. “Use um shampoo sem sulfato para não eliminar a umidade essencial aos fios”, aconselha Ronan.

Tipo 3: cacheado

Os cabelos cacheados do tipo 3 podem variar de cachos soltos para mais apertados e elásticos que apresentam algum brilho, mas são propensos a frizz.

3A

Os fios 3 A, como os de Zendaya, tendem a ser brilhantes com cachos grandes e soltos. Depois de aplicar o leave-in, mantenha mãos e pente longe dos seus cabelos, ou corre o risco de arrepiar tudo! Para manter os caracóis lindos, não se esqueça de fazer muita hidratação.

3B

3Bs têm cachos grossos e elásticos. Esta textura de cabelo pode ficar seca, então procure ativadores de cachos umectantes para atrair umidade para os fios. “Aplique quando o seu cabelo estiver molhado e amasse com uma toalha de papel”, aconselha Ronan.

3C

Os cachos 3C são apertados, com a circunferência de um lápis. Yara Shahidi é um excelente exemplo. Os fios têm volume natural. E muuuito frizz. Mais uma vez, aposte em shampoo sem sulfato. E mousse para modelar. Aplique no cabelo molhado e ele vai secar mais rápido.

Tipo 4: crespo

O cabelo crespo é naturalmente muito seco. Os fios formam curvaturas bem apertadas e pequenos ziguezagues diretamente do couro cabeludo.

4A

Os cachos densos e elásticos com forma de S que são da circunferência de uma agulha de crochê, como Skai Jackson. Se você é uma fã de lavagem, faça com mais freqüência para manter esta textura com fios macios e flexíveis. Ativador de cachos é obrigatório. Hidratação também.

4B

Os fios podem ter curvas como as da letra Z. Um exemplo é Issa Rae. Eles podem ser modelados de muitas maneiras diferentes. Vale usar spray ou creme ativador de cachos, se os fios forem grossos. E apostar na técnica da fitagem para maior definição e alongamento da textura.

4C

Os cabelos 4C são semelhantes às texturas de 4B, mas os fios bem enrolados são mais frágeis e têm um padrão de ziguezague muito apertado que às vezes é indiscernível para os olhos. Este tipo de cabelo experimenta a maior quantidade de encolhimento – cerca de 75% ou mais – do que as outras texturas. Se você é um 4C, como Lupita Nyong’o, saiba que ele tem uma textura versátil. Basta criar seus looks! Uma vez que o encolhimento e o ressecamento são grandes preocupações, aposte nas hidratações.