O que é leave-in

Tem o que protegem os fios, controlam o frizz e até hidratam as pontas. Mas você sabe como usar o leave-in e escolher o melhor para suas necessidades? Te damos uma mãozinha!

Compartilhar:

O papo sobre a diferença entre creme para pentear e leave-in já aconteceu por aqui, e hoje vamos aprofundar mais no segundo, e te contar mais o que é e como usar o leave-in da melhor maneira, para uma ação efetiva no frizz, no brilho e na finalização dos fios. Vamos lá?

O que é o leave-in para cabelos

Leave-in, em inglês, significa “deixa ficar” e ele veio para facilitar sua rotina. São produtos sem enxágue e aplicados nos fios após a lavagem ou nos fios secos, e é aquela fórmula coringa, já que todo cabelo – sem exceção – se beneficia de um! Eles têm ação quase imediata e os benefícios são muitos: deixam os cabelos mais reluzentes, hidratados, e também são aliados contra o frizz

O leave-in para você

Existem vários tipos de leave-in, com diferentes texturas – podem ser em sérum, creme e até líquidos – e funções, que aqui podem ser as mais variadas: hidratante, protetor térmico, redutor de volume, protetor de cor, definição de cachos e até o que ajuda a alisar.

Na hora de escolher o seu, o truque é identificar a principal necessidade dos seus fios: vale avaliar se você quer facilitar a escova ou continuar com os fios sem frizz em dia de chuva, por exemplo. Isso significa que, sim, talvez você precise ter dois ou três à sua disposição, um para cada necessidade.

Explore as texturas

Os leave-ins podem ser compostos por aminoácidos e vitaminas que nutrem, protegem e deixam os fios mais fortes. Você os encontra em diferentes texturas: sprays, séruns, cremes ou mousses.

Os leave-ins para fios crespos ou cacheados, podem seguir as texturas em mousse já que uma grande queixa destas curvaturas, é o ressecamento nas pontas. Já os em formato spray ou creme, são bons para os cabelos finos ou com a curvatura mais lisa.

Como usar o leave-in

Te convencemos? Então aqui explicamos a melhor maneira de trazê-los para sua rotina de haircare.

  • Atenção à quantidade: na hora de aplicar o produto, tenha cuidado com a quantidade e comece com dois dedos de distância da raiz. De modo geral, uma porção do tamanho de uma moeda de 50 centavos é suficiente. Se o cabelo for muito longo e precisar de mais, aplique aos poucos, sem deixar acúmulo, para evitar a sensação de fios pesados;
  • Aplique nos fios molhados ou secos: vale reforçar que, diferente do creme para pentear, o leave-in pode ser aplicado nos cabelos ainda úmidos ou não, já que eles podem ter diferentes funções, como a proteção térmica e controle do frizz;
  • Combine com outros produtos: boa notícia para quem ama um haircare completão, os leave-ins podem ser usados em conjunto com máscaras de cronograma capilar e finalizadores. Demais, né?

Aqui, te indicamos alguns leave-ins de marcas profissionais. Use o seu e depois conte para a gente o que mudou no seu cabelo.

- Por Isabelle Guedes