Como criar um ritual de beleza em casa

Fazer um ritual de beleza em casa não é tão complexo quanto você imagina. A esteticista Flávia Medeiros revela o passo a passo!

Que tal aproveitar os dias em casa e tirar um tempo para cuidar de você com um ritual de beleza? Você não precisa de muitos artifícios, basta colocar a música que gosta, acrescentar velas aromáticas ao ambiente e fazer um chá ou uma bebida saborosa. O resto? Pode deixar que a esteticista e expert, Flávia Medeiros, ensina nesse passo a passo. Com um ritual de beleza relaxante como esse, você vai se sentir em um verdadeiro spa!

Comece com a limpeza

Inicie o seu ritual removendo os resíduos de poluição e maquiagem na pele, com um leite de limpeza. “Gosto de aplicar com as mãos, massageando e, depois, com um algodão, vou retirando os resíduos”, explica Flávia.

Para completar, lave o rosto com o seu sabonete ou mousse de limpeza favorito. “Gosto de usar com o massageador, pelo menos, uma vez por semana, porque ele age como um esfoliante. Aplico o produto na face, pescoço e colo. Com o massageador, venho fazendo movimentos suaves, que ajudam na retirada de células mortas”, indica.

Enxágue a pele e venha com o tônico. Ele é essencial para equilibrar o pH da pele. “Quando limpamos o rosto, a estrutura é alterada e o tônico reequilibra o pH da pele”, explica.

 

Hora da massagem

Com a pele limpa, aplique o hidratante que desejar na face, pescoço e colo. O ideal é que seja um que deslize bem para a massagem. Agora, siga o passo a passo:

1) Nas laterais, abaixo do ossinho do rosto, faça movimentos descendo as duas mãos até a região da saboneteira.

2) Agora, na parte central do pescoço, faça movimentos de baixo para cima, do colo até a ponta do queixo. Ele é ótimo para desinchar a “papada”.

3) Na região acima do osso do maxilar faça movimentos para fora. Repita do outro lado.

4) Nas maçãs do rosto, faça movimentos circulares para fora.

5) Para desinchar a região do nariz, una as mãos como se fosse formar uma ponte, e massageie as laterais do nariz com movimentos circulares.

6) Ainda na mesma posição, use os dedões para contornar os olhos. Além de ser relaxante, esse movimento ajuda a descongestionar e desinchar a região.

7) Depois, volte deslizando as mãos na pele, sempre fazendo movimentos para fora.  Repita os movimentos quantas vezes achar necessário.

Se preferir, você pode usar os massageadores específicos para a pele, como o de quartzo. “O ideal é sempre deslizar ele de dentro para fora. Eles descongestionam a região do rosto e tiram o inchaço”, explica Flávia. Se preferir usar pequenas pedras de quartzo, massageie em movimentos circulares.

 

Conecte-se consigo mesma

A dica da nossa expert é finalizar fazendo uma máscara hidratante. “Escolha a que preferir, mas, agora, relaxe. Tome o seu chá, sua bebida, sinta o aroma da vela e conecte-se consigo mesmo”, indica Flávia. Depois, é só retirar a máscara e pronto.

- Por Aline Marchiori