Como evitar a foliculite no bumbum
Descubra como evitar a foliculite no bumbum de um jeito simples e, se você já tem, também te damos dicas para tratar o quadro! Vem ver
04/01/2024
Apesar da aparência semelhante, a foliculite e as espinhas são diferentes. Enquanto a acne aparece mais no rosto e no tronco, a foliculite pode aparecer em qualquer parte do corpo que haja pelos, sendo mais comum na virilha e no bumbum. Para tirar saber como evitar a foliculite no bumbum e outras dúvidas sobre o assunto, conversamos a expert e dermatologista Thais Pepe. Confira a seguir:
Veja Mais
Como evitar a foliculite no bumbum
O que é foliculite no bumbum?
Segundo a expert, a foliculite geralmente aparece como pequenas bolinhas, com pus ou não, em torno de um ou mais folículos pilosos. Sua principal causa tem a ver com lesões causadas na pele, provocadas pela depilação.
Além disso, a transpiração excessiva e o uso de tecidos justos e grossos, que não permitem a oxigenação, agravam o problema, podendo causar furúnculos.
“Se o corpo não transpira, as bactérias da região se proliferam e acabam atingindo a estrutura que origina os pelos, causando um processo inflamatório”, diz Dra. Thais.
É possível evitar!
Você consegue evitar a foliculite adotando alguns cuidados básicos no dia a dia, como não usar calças muito justas ou roupas de tecidos que retêm o suor, e não espremer a inflamação, pois a situação pode se agravar.
“Prefira sempre roupas de algodão, opte por filtros solares menos oleosos e cremes leves. Fazer uma esfoliação regularmente na região também auxilia muito no combate ao problema”, afirma a dermatologista.
Depilação sem foliculite
Sobre a depilação, ainda não existe um método que não cause lesões à pele, mesmo que pequenas. Então, a recomendação é evitar a depilação com cera quente e pinça, pois estas aumentam a chance dos pelos encravarem, e redobrar a atenção com a esfoliação nas semanas que antecedem e sucedem o procedimento.
Como tratar a foliculite no bumbum
De acordo com Dra. Thais, para quem já sofre com as bolinhas vermelhas, é recomendado utilizar sabonetes antissépticos nas regiões afetadas.
“Em casos mais avançados, não tente resolver a questão com receitas caseiras que circulam pela internet. O ideal é sempre consultar um dermatologista. Muitas vezes, o tratamento para foliculite requer medicamentos, de uso oral ou tópico, que apenas um especialista poderá indicar”, finaliza.